Debate sobre Inteligência Artificial marca o encerramento do Projeto de Extensão Programe o seu Futuro - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

Debate sobre Inteligência Artificial marca o encerramento do Projeto de Extensão Programe o seu Futuro

21 de dezembro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Na noite da última sexta-feira, dia 18 de dezembro, foi realizada a palestra de encerramento do segundo ano do Projeto de Extensão Programe seu Futuro, com a temática “Caminhos para Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Big Data”. A palestra foi comandada pela líder especialista em Inteligência Artificial do Banco do Brasil, Fabiana Lauxen. O evento teve como objetivo socializar as atividades desenvolvidas pelo projeto nos anos de 2019 e 2020, além de proporcionar um momento de interação e aprendizado a respeito das contribuições que a tecnologia tem para o desenvolvimento do futuro da população.

O projeto é coordenado pelo professor do curso de Ciência da Computação, Marcos Cavalheiro, e tem como objetivo despertar o interesse pelo uso da tecnologia – um trabalho conjunto entre a Universidade e as escolas, na perspectiva de gerar uma mudança de paradigma nos jovens estudantes, a partir da modificação do seu olhar a respeito da tecnologia. Por intermédio das ações do projeto, os alunos do Ensino Fundamental e Médio, das escolas públicas e privadas de Ijuí e Santa Rosa, passam a ser produtores e não apenas usuários das ferramentas de informática.

Segundo o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor  Fernando González, a extensão  busca socializar conhecimento e fortalecer o vínculo com a comunidade e os diferentes segmentos da sociedade. “Entender o projeto [Programe o seu Futuro] representa apenas a ponta de uma lança, [este é] apenas um dos projetos fundamentais que temos. É importante saber o que a comunidade acadêmica está pensando, o que se pretende para o futuro, propondo trabalhos e iniciativas, como os projetos de extensão, que também atendam às necessidades da comunidade regional”, destacou.

A Inteligência Artificial é um ramo da Ciência da Computação dedicado à simulação em modelo computacional da cognição humana ou inteligência da natureza. Para a líder especialista em Inteligência Artificial do Banco do Brasil, Fabiana Lauxen, “a IA tira a dureza entre homem e máquina, habilitando, por exemplo, pessoas com dificuldades, como é o caso daquelas que possuem deficiência auditiva. A Inteligência Artificial tem uma ferramenta que coleta a voz e a transforma em texto. Ela acaba sendo uma habilitadora para o ser humano, potencializando as capacidades humanas”, disse.

Finalizando o evento, foram apresentados também os trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos dois anos pelos estudantes que fazem parte do projeto Programe seu Futuro.

Por Evelin Ramos da Rosa, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content