Defesa Civil atuou durante as fortes chuvas em Panambi – NoroesteOnline.com

Defesa Civil atuou durante as fortes chuvas em Panambi

8 de julho de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, sob a coordenação do servidor Darius S. Silveira, vinculada à Secretaria de Governo e Relações Institucionais, atuou efetivamente durante as fortes chuvas em Panambi no dia de ontem, em parceria com demais Secretarias Municipais e o Corpo de Bombeiros Militar.

✅ Conforme informações da Defesa Civil, a intensa chuva que acumulou em torno de 200mm em 24 horas, causou alagamentos e alguns danos em áreas situadas no perímetro urbano de nossa cidade. No entanto, destaca a Coordenadoria, que os impactos da forte chuva foram minimizados sobremaneira pelo trabalho preventivo da Secretaria de Infraestrutura, tais como: limpeza e desobstrução das bocas-de-lobo, da canalização pluvial, recolhimento de galhos e dejetos nos passeios públicos e obras de maior vulto como a troca da canalização pluvial nas proximidades do Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhart, bem como a limpeza dos arroios que margeiam a região central da cidade.

👤 Ainda, conforme o Coordenador da Defesa Civil Municipal Darius S. Silveira os moradores de regiões propensas a inundações devem manter-se informados sobre as condições e alertas meteorológico para não serem pegos desprevenidos. Ao primeiro sinal de chuva forte, devem colocar móveis, eletrodomésticos e demais objetos em lugares altos. Além disso, é muito importante desligar os aparelhos elétricos e eletrônicos, a chave geral da casa e fechar os registros de entrada de água e de gás.

⚠️ Também alerta a Defesa Civil Municipal que nunca deve ser descartado ou jogado lixo ou entulho nos córregos, arroios e no rio Fiúza, bem como não obstruir a passagem de água, e não depositar entulhos e resíduos em terrenos baldios, passeios públicos (calçadas) ou ruas. Pois o lixo jogado nos logradouros públicos, descartado em lugar incorreto, contribui para o acumulo de água, causando alagamentos e até mesmo enchentes.

👉🏻 Recomenda-se, ainda, manter telhados, calhas, condutores e canaletas limpos para evitar entupimentos e os documentos e objetos pessoais e de valor devem ser colocados em um saco plástico fechado em local protegido. Além de que, durante as chuvas, deve-se evitar o contato direto com a água que pode estar contaminada e provocar doenças.

🤝🏻 Salienta ainda, a Coordenadoria que durante os eventos adversos devemos ser solidários, ou seja, avisar os vizinhos sobre o perigo, no caso de casas construídas em áreas propensas a alagamentos, por fim, comunicar imediatamente, o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil de Panambi (55) 3376-0050/3375-6700 ou celular 9 9122 0887.

 

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content