Dia de Campo mostra o trabalho de melhoramento genético de plantas realizado por pesquisadores da Unijuí – NoroesteOnline.com

Dia de Campo mostra o trabalho de melhoramento genético de plantas realizado por pesquisadores da Unijuí

26 de setembro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, o Programa de Melhoramento Genético de Plantas, Grãos, Forrageiras e Cobertura de Solo, ligado ao Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, realizou Dia de Campo no IRDeR, a Escola Fazenda da Universidade. Na programação, as empresas parceiras conferiram o andamento das atividades do Programa com foco em Forrageiras e Cobertura do Solo e puderam conhecer a estrutura da universidade e conversar com os pesquisadores sobre os trabalhos.

O Escritório de Relações Universidade-Comunidade da Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade fez a abertura, mostrando as atividades que realiza para as empresas parcerias. Na sequência, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González e o chefe do DEAg, Osorio Lucchese, realizaram as saudações institucionais aos participantes. As atividades do Programa foram apresentadas pelo coordenador, o professor Dr. Emerson André Pereira.

O Dia de Campo foi uma promoção do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, com seus cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e também o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, a partir de diversas parcerias. Nesta primeira ocasião, foi exclusivo às empresas parceiras, sendo elas: Agrosul Sementes, Itaipu Sementes Mil Pasto, Copagril, Relva Comércio e Representações Agrícolas, Sementes Nativa, Sementes Kernel, Lopes Sementes, Krat Sementes da Terra, Agropohl Agronegócios, Chiapeta Sementes e Cometa Sementes Kudiess.

Já no o dia 02 de Outubro, será realizado o dia de campo com foco no melhoramento de grãos. Nesta ocasião, será com a empresa parceira Cisbra sobre a cultura da linhaça.

 

 

Programa prepara a primeira cultivar da Unijuí

O Programa Melhoramento Genético de Plantas, Grãos, Forrageiras e Cobertura de Solo propõe a empresas de sementes, indústrias de leite e carne, além de cooperativas do agronegócio, um acordo de Cooperação Técnica-Científica que tem por objetivo a obtenção de novas cultivares para o melhoramento genético de forrageiras e cobertura de solo. É coordenado pelo professor Dr. Emerson André Pereira, com a colaboração de um grupo de professores pesquisadores, Ivan Ricardo Carvalho, José Antonio Gonzales e Osorio Lucchese, além de outros professores de diferentes áreas, também com a contratação de estudantes bolsistas vinculados aos DEAg.

No segundo ano de atividades, os pesquisadores do Departamento já realizaram cerca de 2 mil cruzamentos de espécies de Aveia Forrageiras até aqui, com muito sucesso. São utilizadas três estratégias de melhoramento: hibridações, indução de mutações e seleção direta. Segundo os pesquisadores, está sendo feita a caracterização botânica e morfológica da primeira cultivar a ser lançada pela Unijuí, sendo que a perspectiva é firmar, com o Ministério de Agricultura, os termos de proteção intelectual e demais tramites nos próximos meses.

O melhoramento de plantas é um processo que se desenvolve a longo prazo – dez anos pelo menos para que se produza uma nova cultivar – e, no Brasil, há poucas universidades que possuem programa de melhoramento de plantas, em especial na região Sul. Entre os objetivos específicos do melhoramento genético de plantas destacam-se o aumento da produtividade de grãos, folhas; a melhoria da qualidade nutricional; ciclos diferentes; uniformidade; longevidade; resistência a adversidades ambientais (clima, solo, etc.); e resistência a doenças e resistência a pragas e aos pastejo. Esses caracteres, contribuem para a maior sustentabilidade dos sistemas de produção de grãos e de animais, com maior rentabilidade aos produtores e a toda a cadeia de sementes, carne e leite.

O Programa também está trabalhando com a empresa Cisbra em um Projeto para a cultura da Linhaça, resultados que serão apresentados no próximo encontro, dia 02 de outubro, também no IRDeR.

 

 

Imagens de arquivo do Programa. 

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content