Dissertação do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade aponta educação como caminho para proteção dos bens comuns - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Dissertação do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade aponta educação como caminho para proteção dos bens comuns

12 de agosto de 2022

A América Latina possui importante concentração de reservas de água, florestas e biodiversidade. Essa riqueza, contudo, está sob risco de destruição em prol do desenvolvimento econômico. Com o objetivo de contribuir no debate da proteção ambiental e da gestão dos bens coletivos dessa Região, a mestre em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade pela Unijuí, Marjorie Reis Muller, desenvolveu sua Dissertação. O trabalho, intitulado “Decolonialidade, Política e Ecologia: Perspectivas de Gestão Unificada dos Commons na América Latina”, foi orientado pela professora Sandra Vicenci.

Marjorie é graduada em Administração, também pela Unijuí, e explica que o tema foi construído a partir de uma aula do PPGSAS com o professor Fernando Estenssoro, da Universidade de Santiago do Chile. “Ele fez uma explanação sobre seu livro ‘A Geopolítica Ambiental Global do Século 21: Os Desafios para a América Latina’. Inicialmente eu tinha interesse em analisar especificamente os esforços dos países do Mercosul para a proteção ambiental, mas, à medida que aprofundei a pesquisa, delimitei melhor o tema”, relata.

A defesa da Dissertação ocorreu em 24 de junho de 2021 e o trabalho foi realizado por meio de revisão da bibliografia existente sobre a temática. Entre os principais resultados obtidos em sua pesquisa, está que a educação é o caminho para a proteção dos bens comuns. “Para que as lacunas existentes possam ser preenchidas, é necessário o desenvolvimento de uma consciência coletiva de pertencimento planetário e somente a educação poderá criar uma consciência coletiva com força suficiente para mudanças políticas efetivas”, ressalta Marjorie.

Ela destaca ainda que, por meio do Mestrado, se descobriu cientista social, e pretende seguir na área da pesquisa, dando continuidade à carreira acadêmica. “O Mestrado foi um divisor de águas na minha vida, transformou minha visão de mundo, me apontou caminhos para a construção do conhecimento acadêmico e me trouxe consciência individual dos meus valores e desejos. Tenho intenção de cursar o Doutorado e, futuramente, quem sabe mais uma Graduação”, completa Marjorie.

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados