Em encontro com Bolsonaro, Trump afirma que EUA vão apoiar entrada do Brasil na OCDE – NoroesteOnline.com

Em encontro com Bolsonaro, Trump afirma que EUA vão apoiar entrada do Brasil na OCDE

19 de março de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Recebido por Donald Trump na porta da Casa Branca, Jair Bolsonaro teve uma encontro amigável com o presidente norte-americano nesta terça-feira. Num rápido pronunciamento para a imprensa dos dois países no Salão Oval, o republicano destacou que irá apoiar a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O pleito é visto pelo Brasil como um selo de confiança internacional e tem sido defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Mais cedo, Guedes afirmou que o representante Comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer pediu que o Brasil deixe a lista de países de tratamento especial e diferenciado da Organização Mundial do Comércio (OMC) em troca do apoio norte-americano à entrada na OCDE. Segundo o ministro, essa foi a solicitação de Lighthizer. “Eu fiz o meu pedido: quero entrar na primeira divisão. Ele falou: então me ajuda a limpar a segunda divisão.”

Questionado sobre uma possível facilitação de vistos a brasileiros após a medida adotada pelo Brasil que dispensou o documento para turistas norte-americanos, Trump afirmou que essa possibilidade é cogitada, mas rapidamente mudou de assunto para criticar o nível de comércio entre os dois países. “Pensando muitas coisas em diferentes opções, também estamos pensando facilitar os vistos, mas o comércio que temos com o Brasil não é tão bom como deveria ser”, ressaltou.

Trocando gentilezas, Trump presenteou Bolsonaro com uma camisa da seleção de futebol dos EUA. Às costas, o número 19 – em alusão ao ano de 2019 – e o nome Bolsonaro gravado. “O Brasil é um grande país. A grande potência do futebol. Tem grandes jogadores, posso lembrar de Pelé e tantos outros” , disse.

De presente, Trump ganhou uma camisa de número 10 – igual à que Pelé usou quando estava na ativa. Bolsonaro disse que a escolha do número 10 foi por causa das muitas alegrias que Pelé deu ao Brasil. “A camisa que simboliza o maior jogador de todos os tempos”, disse.

A questão da Venezuela foi citada pelo republicano. Segundo Trump, “todas as opções estão na mesa”, a respeito do que precisa ser feito para a saída do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Trump emendou: “É uma pena o que está acontecendo na Venezuela, a miséria, a fome que atinge aquele país.”

Num breve pronunciamento, Bolsonaro destacou o bom momento das relações entre as duas nações. “Temos muito o que conversar, muita coisa a oferecer um para o outro. Tenho, sim, muito orgulho em dizer que tenho afinidade e admiração pelo presidente Trump. Ele quer uma América grande e eu quero um Brasil pujante.”

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

A OCDE é uma organização internacional de 36 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de mercado, que procura fornecer uma plataforma para comparar políticas econômicas, solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais. A maioria dos membros da OCDE é composta por economias com um elevado PIB per capita e Índice de Desenvolvimento Humano. A sede da OCDE é localizada no Château de la Muette em Paris, França.

Países membros

Austrália
Áustria
Bélgica
Canadá
Chile
República Checa
Dinamarca
Estônia
Finlândia
França
Alemanha
Grécia
Hungria
Islândia
Irlanda
Israel
Itália
Japão
Coreia do Sul
Letônia
Lituânia
Luxemburgo
México
Holanda
Nova Zelândia
Noruega
Polônia
Portugal
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Suíça
Suécia
Turquia
Reino Unido
Estados Unidos

Fonte: Correio do Povo

Vestibular de Inverno 2019 Unijuí

20 de maio de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content