Em Rio Grande, Leite destaca benefício para o município com a duplicação estendida da ERS-734 incluída no Plano de Obras - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Em Rio Grande, Leite destaca benefício para o município com a duplicação estendida da ERS-734 incluída no Plano de Obras

23 de julho de 2021

A última agenda do governador Eduardo Leite em Rio Grande, nesta quinta-feira (22/7), foi uma visita à prefeitura da cidade. Leite acompanhou a assinatura de um termo de cooperação entre a Portos RS e a prefeitura da cidade para o projeto de revitalização do Porto Velho, e falou sobre as obras da ERS-734, prevista no programa transversal Avançar. Ao chegar ao Paço Municipal, o governador foi recebido pelo prefeito Fábio Branco.

“Uma vez que foi possível arrumar a casa e equilibrar as contas, reduzindo despesas e reorganizando as receitas, pudemos pensar em investimentos. E foi por esse esforço que vem sendo feito desde o começo da gestão que pudemos anunciar, no começo de junho, o Plano de Obras, parte do programa transversal Avançar. O investimento será de mais de R$ 1,3 bilhão em obras de infraestrutura em diversas cidades, que vão facilitar a vida de milhares de moradores e tornar nossos municípios mais atraentes para investidores”, detalhou o governador.

O projeto executivo da duplicação da ERS-734 foi concluído em junho deste ano. Inicialmente, estava prevista a duplicação de cinco quilômetros da ERS-734, especificamente na via que dá acesso à zona urbana de Rio Grande. No entanto, são 6,5 quilômetros desde o entroncamento com a BR-392 até o pórtico de acesso à cidade. Além disso, o projeto contempla ciclovia e iluminação.

Além de reestruturar o acesso à cidade, o investimento de cerca de R$ 50 milhões aliviará o tráfego da BR-392. Depois de concluída, a obra deve ser municipalizada – ou seja, entregue ao município de Rio Grande A previsão é de que a obra seja concluída em 2022.

51329948035 397cc38935 k
Governador Leite e o prefeito Fábio Branco acompanham assinatura do secretário Gastal em protocolo para instalação de Tudo Fácil – Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Ainda na prefeitura, o governador acompanhou a assinatura do protocolo de intenções entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Governança, Planejamento e Gestão (SPGG), e a prefeitura de Rio Grande para a instalação de uma agência Tudo Fácil na cidade. A unidade será instalada no Partage Shopping Rio Grande.

“Somos um governo reconhecido nacionalmente como digital. Estamos em primeiro lugar no ranking em oferta de serviços digitais. Entretanto, não podemos esquecer do atendimento presencial. Por isso, estamos ampliando as agências Tudo Fácil por todo o Estado. Até mesmo para contribuir para a inclusão digital, pois essas agências terão totens e ambientes digitais para os cidadãos”, afirmou o secretário Claudio Gastal, titular da SPGG.

O governador também recebeu um convite para, no próximo aniversário de Rio Grande, em fevereiro, receber a comenda Ordem de Silva Paes, medalha de honraria entregue a pessoas que contribuem com o crescimento do município.

“Queremos para Rio Grande um desenvolvimento sustentável. Para isso, estamos trabalhando em várias frentes. O apoio do governo do Estado é muito importante, assim como o de instituições públicas e privadas. Isso vai ajudar, com certeza, a trabalhar pela nossa marca que é levantar a autoestima da população rio-grandina, gerar emprego e renda e trazer mais alegria para as pessoas”, disse o prefeito Branco.

Revitalização do Porto Velho

Durante a cerimônia, o governador acompanhou a assinatura do termo de cooperação entre a Portos RS e a prefeitura de Rio Grande para a revitalização do Porto Histórico, conhecido também como Porto Velho da cidade.

A prefeitura, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contratou, em 2014, uma nova atualização e modificação do projeto para os setores Central e Leste. No fim de 2015, os projetos aprovados foram entregues – o projeto executivo inclui toda a intervenção urbanística proposta para o Centro Histórico e para a rua Riachuelo.

Também foram feitos projetos executivos de arquitetura para a nova hidroviária, passarela e atracadouro em frente ao Mercado Municipal, além dos projetos de arquitetura para os Armazéns A2, A3, A5 e os interstícios entre eles. Todas as intervenções fazem parte da revitalização do Porto Histórico do Rio Grande.

“Estamos imbuídos em definitivamente tirar esse projeto do papel, e por isso celebramos hoje a parceria entre a prefeitura de Rio Grande e a Portos RS para desenvolver definitivamente esse projeto de revitalização do Porto Histórico, ou Porto Velho, como também é conhecido. Já conversamos com o BNDES e o BRDE e vamos nos unir para tirar esse projeto do papel”, disse o superintendente da Portos RS, Fernando Estima.

O Armazém A1 está sendo desocupado e aguarda a viabilização de recursos para execução das obras de restauro ainda em 2022. A revitalização é um dos projetos prioritários da gestão municipal.

Os secretários Agostinho Meirelles (Apoio à Gestão Administrativa e Política), Artur Lemos Júnior (Casa Civil), Beatriz Araujo (Cultura), Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão), Luiz Henrique Viana (Meio Ambiente e Infraestrutura) e Joel Maraschin (adjunto do Desenvolvimento Econômico) e a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, acompanharam as agendas do governador em Rio Grande. Antes de ir ao Paço Municipal, Leite visitou a Tecon Rio Grande e o complexo industrial da Yara Brasil.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados