Ensino a Distância: uma oportunidade para sua segunda graduação – NoroesteOnline.com

Ensino a Distância: uma oportunidade para sua segunda graduação

21 de maio de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Faça a sua inscrição no site do Ensino a Distância Unijuí.       

Estudar de modo virtual já faz parte da nossa realidade, tendo em vista que, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), o número de estudantes só cresce no Brasil nos últimos anos. Muitos dos novos estudantes dessa modalidade de ensino são pessoas em busca de uma segunda graduação. Seja por vontade de mudar de área e ampliar conhecimentos, ou então para melhorar a posição no mercado de trabalho e conquistar novas oportunidades, é cada vez mais comum optar por uma segunda formação universitária.

Esse é o caso de Dionato Marcos de Oliveira, formado em Gestão Pública pela Unijuí em 2016. Atualmente ele está cursando uma segunda graduação, o bacharelado em Administração EaD, também pela Unijuí. Dionato escolheu esta modalidade de ensino devido à flexibilidade e autonomia de horários. “Eu sou o primeiro da minha família que se formou no ensino superior, e serei o primeiro a realizar uma segunda graduação. Encontrei, na educação e no conhecimento, uma forma de conquistar meus objetivos pessoais e profissionais. O ensino a distância é apenas outra modalidade de ensino, não deixa nada a desejar em relação ao presencial. E poder realizar minha segunda graduação nessa modalidade é uma experiência incrível”, conta Dionato.

Ao realizar a sua segunda graduação, Dionato decidiu aprofundar seus conhecimentos na área de gestão, o que foi possível por meio do ambiente EaD disponibilizado pela Universidade. Segundo ele, “a Unijuí disponibiliza, para nós alunos, uma plataforma digital com uma gama de livros que é sensacional, além do acesso à estrutura física do meu polo, também posso participar de viagens de estudo organizadas pelos professores e receber orientação para contribuir com a minha comunidade”.

Para ele, outro ponto importante é a disponibilidade dos professores e tutores, que facilitam o acesso ao conhecimento. “Essas pessoas estão sempre dispostas a contribuir para o conhecimento, a tirar minhas dúvidas. Muitas vezes precisei do auxílio deles e estavam sempre dispostos a me ajudar, eu sinto a Universidade próxima da minha realidade dessa forma”, destaca o estudante.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e busca profissionais cada vez mais capacitados, com uma visão ampla dos processos de decisão das empresas e que busquem se desenvolver constantemente. Dionato enfatiza: “Essa graduação é um passo muito importante na minha carreira profissional, é a ampliação de um leque de oportunidades no mercado de trabalho e de conhecimento. Precisamos estar preparados para quando as oportunidades surgirem. Eu estou me preparando, me desenvolvendo, aprendendo e buscando crescer profissionalmente”.

Por fim, Dionato deixa algumas dicas para quem está interessado em começar sua segunda graduação a distância: “Se você quer se aprofundar ou ampliar seu leque de possibilidades, uma segunda graduação pode te possibilitar isso. Pode ser o diferencial nesse mercado de trabalho tão competitivo, que vai possibilitar o destaque no meio de tantas pessoas. Fazer uma segunda graduação a distância EaD, aqui na Unijuí, é poder usufruir de todas as possibilidades que o ensino superior te permite, é levar consigo para qualquer lugar a Universidade e seu universo de possibilidades. ”

Outro caso parecido é o de Jéssica Moreira da Cruz, que primeiro graduou-se no curso de Publicidade e Propaganda pela Unijuí e no momento está cursando Ciência Contábeis EaD, também na Unijuí. “A busca pela segunda graduação é uma possibilidade de ampliar o conhecimento a agregar ao currículo. Visto que o mercado está cada vez mais competitivo, é interessante ter um currículo, não apenas com formações, mas com formações de qualidade, como as quais a Unijuí propõe a seus estudantes, tanto na modalidade presencial quanto na EaD”, destaca.

          

Na modalidade de ensino a distância o estudante se organiza com autonomia, seja quanto aos seus horários de aula e de estudo ou então quanto à sua agenda e tarefas. Para Jéssica, tanto o currículo quanto a plataforma da Unijuí estimulam o estudante e facilitam a sua organização: “A Unijuí está com um currículo moderno e voltado para tudo que tem de novo no mercado, a plataforma é dinâmica e de fácil acesso, o que facilita a aprendizagem quando você está estudando sozinho”.

Jéssica oferece alguns apontamentos para quem considera investir na sua formação na Unijuí: “É importante sempre considerar qual o tipo de formação que você pretende ter. Dizer no mercado de trabalho que você é formado pela Unijuí, repleta de Mestres e Doutores, já coloca qualquer profissional um passo a frente dos demais, não apenas pelos professores, mas pela estrutura e educação que a Universidade dispõe aos alunos. Estou completamente satisfeita com os conteúdos, com os métodos e com a plataforma, gerencio meu tempo de acordo com as atividades e na dúvida sempre tem um tutor ou até mesmo um docente para me auxiliar”.

Diziane Lima é outra estudante da Unijuí que está fazendo sua segunda graduação. Diziane, em 2020, defendeu sua dissertação e finalizou seu Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Unijuí, logo após sua banca de defesa, ela se matriculou no curso de Administração EaD. “Optei pelo ensino a distância em função de já possuir uma caminhada acadêmica e uma rotina de horas de estudo organizada, o que facilita a compreensão de diversos conteúdos. O ensino a distância requer do aluno organização e disciplina quanto aos seus estudos. Também pela comodidade de poder estudar sem abrir mão de estar com minha família e de assumir outros compromissos profissionais”, relata.

As áreas do conhecimento não são grandes blocos separados e desconexos. Existem diversas áreas que se complementam na formação de um profissional capaz de aplicar diferentes estratégias em sua profissão. Esse foi o caso dela: “Cursar Administração complementa minha caminhada de formação profissional e abre portas futuras, também percebi, ao longo do tempo, que minha atuação e perfil profissional está muito mais voltada à administração do que à contabilidade”.

Por fim, Diziane afirma que optou por continuar na Unijuí devido a sua familiaridade com a Instituição e os seus métodos de ensino: “O fato de já conhecer e ser da ‘casa’ facilitou a escolha. Continuar na Unijuí é continuar optando por um ensino de qualidade, com custo acessível, com profissionais prestativos e capacitados a atender o aluno, além de um corpo docente de alto nível”.

Por Giovanni Pasquali, estudante de Jornalismo e estagiário da Agência Experimental Usina de Ideias.

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content