Estado mantém destaque em ranking de transparência de dados sobre a Covid-19 – NoroesteOnline.com

Estado mantém destaque em ranking de transparência de dados sobre a Covid-19

8 de agosto de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Rio Grande do Sul segue como destaque no ranking nacional de transparência de dados sobre a Covid-19 da Open Knowledge Brasil (https://transparenciacovid19.ok.org.br/). Na avaliação publicada no dia 6 de agosto, o Estado foi apontado como 2° lugar, com pontuação 97 de 100, que é considerado nível alto de transparência. Na avaliação anterior, publicada em 22 de julho, o RS ocupava a 6ª posição, com 91 pontos.

No boletim que acompanha o ranking, no item “quem melhorou”, a entidade cita que o RS “incluiu link para base de notificações completas, além de especificar etnias indígenas afetadas e população privada de liberdade”.

O trabalho de ampliação da transparência de dados foi realizado em conjunto pelas secretarias de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e da Saúde (SES), com a parceria e suporte da Procergs. “Temos como propósito trabalhar para alcançar esse tipo de resultado. Entretanto, só uma ação conjunta, transversal e de constante atenção pode garantir a transparência necessária”, afirmou a secretária adjunta da SPGG, Izabel Matte.

Um dos itens que contribuem para essa posição é o site coronavirus.rs.gov.br. A plataforma traz número de casos confirmados e recuperados, óbitos, hospitalizações, taxa de ocupação de leitos, incidência sobre a população e números por município e em ordem cronológica, por exemplo, todos detalhados e disponíveis para download, em formato CSV, utilizado para armazenamento de dados e que pode ser interpretado em diferentes programas, como Microsoft Excel, Google Sheets e Apple Numbers.

Também chamada de Rede pelo Conhecimento Livre, a Open Knowledge Brasil pertence à Open Knowledge Internacional e é uma organização sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013.

Texto: Suzy Scarton/Secom e Lucas Barroso/SPGG
Edição: Marcelo Flach/Secom

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content