Estudante de Educação Física da Unijuí conquista três títulos de campeã mundial de Taekwondo – NoroesteOnline.com

Estudante de Educação Física da Unijuí conquista três títulos de campeã mundial de Taekwondo

26 de julho de 2023
Compartilhar

Estudante do curso de Educação Física da Unijuí, na modalidade Ensino a Distância (EaD), Ana Luísa Lorenzoni Wienandts acaba de conquistar três títulos de campeã mundial e um de vice-campeã em Taekwondo na Victory World Convention 2023. O evento aconteceu em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos, de 30 de junho a 3 de julho.

Com apenas 18 anos de idade e oito deles dedicados à arte marcial, a jovem é Faixa Preta 2 Dan e instrutora em treinamento certificada. Ela já participou de diversos campeonatos regionais, estaduais e brasileiros. Ao todo, são 45 medalhas conquistadas até hoje, a maioria em 1º lugar. Faltavam, apenas, títulos mundiais.

“Fiz a inscrição no evento após a indicação do meu mestre e professor, Paulo Scalei, por já ter um currículo de sucesso: sempre estive no pódio em todos os campeonatos regionais, estaduais e brasileiros que participei. Na Victory World Convention, conquistei o primeiro lugar em Fórmulas (técnica), Fórmula de Armas (espada coreana) e Sparring (luta). Também obtive o segundo lugar em Combat Weapons (luta com bastão). Foi minha primeira participação em um torneio internacional e, por isso, foi muito especial. Envolveu muita dedicação, persistência, determinação e paixão pelo Taekwondo. Para me preparar física e emocionalmente, contei com o auxílio da minha família, de professores e amigos”, destacou a estudante.

De acordo com Ana Luísa, a adrenalina de participar da Victory World Convention foi única e intensa, assim como a felicidade que sentiu ao perceber que obteve excelentes resultados. “Estar em outro país, falar e escutar juízes, praticantes e instrutores falando línguas estrangeiras, competir com meninas que ainda não conhecia, observar técnicas e perfis de atletas diferentes foi muito importante. Essa experiência agrega bastante à minha carreira como taekwondista e ficará registrada para sempre em minha memória”, completou.

Em busca de um curso que contribuísse com o seu trabalho, Ana Luísa decidiu cursar Educação Física numa modalidade bastante flexível, o EaD, onde consegue encaixar sua rotina aos estudos. “Sou instrutora de Taekwondo e dou aulas todos os dias para três turmas, além de manter uma rotina de treinos, também todos os dias, e outras atividades relacionadas. Minha experiência está sendo muito boa. O curso é muito bom e corresponde ao que é proposto pela Universidade e pelos professores. Estou adorando. É possível alinhar as atividades e os trabalhos das diferentes disciplinas com minhas tarefas pessoais, já que há prazos prolongados de entrega. O curso proporciona muita flexibilidade na organização dos estudantes, mas, ainda assim, tenho várias tarefas e precisei priorizar o Taekwondo nos últimos dias para finalizar a organização, treinamentos e para viajar para a Convenção Mundial”, relatou.

Na avaliação da estudante, cursar Educação Física tem lhe ajudado no seu desenvolvimento como atleta. “Através do curso posso aprender sobre mais aspectos que envolvem os esportes e aprofundar aqueles conhecimentos que já tenho. Sem falar que, quando são aplicáveis ao Taekwondo, são muito bem aproveitados. Os estudos sobre a formação de profissionais de Educação Física, por sua vez, contribuem para a minha formação como instrutora de Taekwondo, e posso aplicá-los na prática diariamente”, comentou.

A estudante reforça que, após ingressar no curso, pôde prestar mais atenção nos movimentos corporais, tanto na realização de técnicas do Taekwondo quanto em exercícios físicos da academia e na corrida. “No curso eu consigo aprender mais sobre a anatomia e fisiologia humana. Isso permite que eu aprofunde os conhecimentos específicos do Taekwondo ao reconhecer meus movimentos corporais e dos alunos, por exemplo”, finalizou.

Profissional do Futuro Unijuí

3 de julho de 2026
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Acessar o conteúdo