Estudantes da EFA produzem Podcasts em sala de aula – NoroesteOnline.com

Estudantes da EFA produzem Podcasts em sala de aula

21 de novembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com o objetivo de acompanhar as diferentes linguagens que estão em evidência na atualidade, além de procurar dinamizar o processo de ensino e aprendizagem na escola, as turmas dos Anos Finais da EFA estão realizando um estudo sobre as diferentes linguagens e formas de produção de conteúdo digital nas disciplinas de Português e Pesquisa, sob orientação da professora Rosana Silva Barros.

Numa sociedade envolta pela informação, estar atento à produção de conteúdo e às formas de comunicação digital fazem parte do papel da educação escolar, revela a professora. “O adolescente em formação organiza seus processos mentais pelas aprendizagens pedagógicas a que está sujeito enquanto estudante. Trazer as mídias digitais para a sala de aula permite apropriar-se de uma nova forma de comunicação”, salienta.

No momento, o estudo está voltado à produção de Podcasts. Os alunos pesquisam   os conteúdos relevantes e de interesse pessoal e, em seguida, seguindo um roteiro pré-estabelecido, gravam em áudios que, após algumas edições, são compartilhados entre as turmas para apreciação. É uma produção “caseira”, explica a professora, mas que aos poucos vai tomando forma.

Para falar especificamente sobre esta produção e auxiliar os alunos com esta mídia, os jornalistas da Unijuí, Fernando Goettems e Douglas Dorneles, apresentaram o case do programa Rizoma. Este programa, que era transmitido pelo rádio, recentemente foi moldado para ser transformado em podcast. Durante a fala, os comunicadores explanaram a própria experiência e revelaram que a Unijuí, entre as Universidade Comunitárias, é uma das pioneiras nesta mídia. Segundo Fernando, o podcast vem crescendo no Brasil, tanto em audiência, quanto em variedade na oferta de programas e formatos. “Caiu no gosto de bastante gente, até eu diria que para muitos se tornou um hábito ouvir podcast enquanto se exercita, lava louça ou arruma a casa, se locomove para o trabalho, por exemplo”, complementa.

Enquanto contavam a experiência de transformar um programa em PODCAST, os profissionais destacaram a importância em pesquisar com seriedade para a produção de conteúdo a divulgar.

A proposta de podcast em sala de aula segue com os alunos pesquisando e aprimorando seus áudios, sob a supervisão e orientação da professora Rosana. Ainda neste mês de novembro acontecerão Workshops nos estúdios na Unijuí FM, momento em que os estudantes poderão, efetivamente, observar o trabalho realizado pelos jornalistas e finalizar os seus podcasts, os quais vão ser disponibilizados posteriormente.

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content