Estudantes de Enfermagem socializam experiências de estágio – NoroesteOnline.com

Estudantes de Enfermagem socializam experiências de estágio

4 de dezembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro último, a socialização dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do Curso de Graduação de Enfermagem que finalizaram a disciplina do Estágio Curricular Supervisionado de Enfermagem III. Este estágio tem duração de 405 horas, das quais 202h foram realizadas nas Unidades do Hospital de Caridade de Ijuí e as demais na Rede de Atenção Básica à Saúde do município de Ijuí, onde foram realizados os trabalhos. Os mesmos foram construídos com a aplicação de metodologias ativas, destacando à da Problematização (MP).

Os estudantes, concluintes do curso atuaram nas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) dos bairros, Getúlio Vargas; Luiz Fogliatto;  Thomé de Souza; no Serviço de Atendimento Especializado (SAE); na Saúde da Mulher e Ambulatório da Secretaria Municipal de Saúde; Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h); Serviço de Vigilância Epidemiológica; Centro de Atenção Psicossocial (Caps Colmeia);   no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps ad); no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps i); e Hospital Bom Pastor.

Nestes locais, de acordo com a coordenação,  eles desenvolveram “excelentes trabalhos” partindo da observação da realidade. “Destacaram uma situação problema, elegeram hipóteses de solução e desenvolveram ações em saúde, contribuindo com a problemática levantada”, observa coordenadora do Curso professora Marinez Koller Pettenon. De acordo com ela, a construção do trabalho é sempre discutida, organizada e idealizada com o apoio das enfermeiras e equipe de saúde do local.

Para Marinez, a socialização é um momento muito importante na relação de integração ensino em serviço. Por isso mesmo, o local escolhido para a realização da mesma foi o auditório da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 28. Um dia antes havia sido a vez do Campus Universitário. Em ambas as datas, participaram estudantes, professores, gestores de saúde e enfermeiros dos referidos locais.

Todos os trabalhos geram ações que são devolutivas, deixadas para as unidades. Marinez destaca acadêmicos e seus respectivos trabalhos: João, trabalho intitulado: Elaboração de um instrumento norteador para avaliação e consulta puerperal e puericultura;  Laisa-  Elaboração de um mapa para uso dos profissionais,  com distribuição espacial dos PVHA no município de Ijuí ;  Fabrício- Aplicação de um folder na tentativa de diminuir o hiper acesso nas Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento;  Jaíne- Perfil sociodemográfico dos usuários atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial Capsad; Luana- Ação Educativa acerca das práticas educativas e complementares no Cuidado em Saúde Mental;  Gabriela- Implementação do Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) de Enfermagem no Centro de Atenção Psicossocial; Fabiane- Elaboração de uma cartilha com orientações gerais e específicas a pacientes com diabetes mellitus;  Daiana- Uma medida para educação em saúde: doenças diarréicas agudas;  Cristiane-  Saúde mental de crianças e adolescentes com foco na participação da família;  Marinez- Projeto terapêutico singular com uma família em vulnerabilidade social;  Martha- Elaboração de um fluxograma de atenção as pessoas em situação de violência doméstica e ou sexual para uso das equipes de saúde da atenção básica e especializada do município de Ijuí;  Pâmela- Ação educativa referente ao sarampo.

A coordenadora também considera importante destacar e registrar um agradecimento especial as equipes das unidades e instituições que receberam os estudantes e que propuseram momentos significativos de aprendizado –  conhecimento e prática profissional. Iniciativa de grande valia,  “contribuindo no processo de formação dos estudantes. Nossos agradecimentos especiais (ainda) aos colegas da SMS que estiveram conosco nestes dois dias: Elizangela Saggioratto Luchese; Maria Celina de Freitas; Ana Maria Dalla Nora; Ana Letícia Missio de Oliveira; Karine Santos Lima; Eliana Elisa Rehfeld Gheno;  Angela Maria Turra Signor; Aparecida Trindade; Vanessa Battisti; Márcia Andréia Ullmann;  Andréia S. Franco Heinrich (Coordenadora da Atenção Básica) e Lidiane Dalla Nora Soares do CAPS ad – Bom Pastor. Esses momentos de troca e de aprendizagem, destaca o fortalecimento da integração ensino e serviço, que é um dos propósitos do Curso de Enfermagem da Unijuí”, citou a coordenadora.

Vestibular de Medicina UNIJUÍ 2020

29 de novembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content