Estudantes de Gastronomia têm aula sobre apresentação visual e criatividade com chef convidado – NoroesteOnline.com

Estudantes de Gastronomia têm aula sobre apresentação visual e criatividade com chef convidado

25 de setembro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com o objetivo de ampliar o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, o curso de Gastronomia realizou, nesta quinta-feira, 24, a aula diferenciada na disciplina de Gastronomia Contemporânea com o chef e professor convidado Israel Bertamoni. Nesta atividade, os estudantes assistiram a uma aula de empratamento e no refinamento do aspecto visual, focando bastante na criatividade. O professor convidado preparou as seguintes receitas:

Entrada: a nova caprese com queijo colonial e pesto de manjericão com pinhão

Prato principal: frango defumado com chutney de butiá, vinagrete de trigo e farofa de butiá

Sobremesa: pavlova de erva mate com curd de limão siciliano, ganache de chocolate branco e frutas verdes

Para isso, foram utilizados ingredientes regionais gaúchos, sendo eles: queijo colonial, pinhão, butiá, trigo e erva mate. A defumação do frango foi realizada pelos próprios estudantes do curso.

Esta atividade foi organizada pela chef contratada do curso, Tiana Maxine Kronbauer Hintz, e também pela coordenadora, Adriane Huth. Tiana observa que a troca de experiências é algo com bastante significado em atividades como esta. “Gera um efeito inovador na forma de pensar e agir de todos. Com essa intenção, trazendo uma forma mais contemporânea de apresentar os pratos juntamente com toda bagagem do professor Israel, disponibilizamos aos alunos ferramentas além das tradicionais. Ensinamos a eles que não há uma única forma de executar as técnicas dentro da cozinha e a apresentação do prato segue o mesmo princípio”.

A aula aconteceu no Laboratório de Gastronomia e Nutrição da Unijuí e, tendo os cuidados e mantendo os protocolos em razão da pandemia da covid-19, a aula ocorreu em dois momentos, dividindo os estudantes em duas turmas, uma pela tarde e outra no turno da noite.

 

 

Sobre o chef convidado

Natural de Caxias do Sul, Israel Bertamoni possui formação no curso de tecnologia em Gastronomia pela Unisinos, atualmente é pós-graduando em Gestão estratégica de restaurantes e similares e mestrando em Turismo e Hospitalidade pela UCS. Sua linha de pesquisa está na Gastronomia como Patrimônio. Israel atua como docente nos cursos de Gastronomia da Unisinos (São Leopoldo e Porto Alegre), UNICNEC (Bento Gonçalves) e FSG (Caxias do Sul), além de trabalhar como consultor, chef de cozinha e pesquisador da gastronomia regional.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content