UNIJUÍ: Estudo descreve protocolo de reabilitação cardíaca na fase hospitalar – NoroesteOnline.com

UNIJUÍ: Estudo descreve protocolo de reabilitação cardíaca na fase hospitalar

7 de fevereiro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 Estudo foi realizado por uma egressa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Atenção Integral à Saúde

O exercício aeróbico e o equipamento de ventilação não invasiva com ventilação contínua nas vias aéreas, conhecido como CPAP, beneficiam os pacientes no pós-operatório da cirurgia cardíaca. A associação de exercício aeróbico em bicicleta ergométrica com CPAP ainda não havia sido demonstrada.

Um estudo realizado pela egressa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Atenção Integral à Saúde da Unijuí, Pollyana Windmoller, objetivou avaliar a eficácia do exercício físico em cicloergômetro combinado com CPAP no pós-operatório de cirurgia de revascularização do miocárdio.

Os protocolos usando um cicloergômetro e ventilação não invasiva foram estudados durante a fase hospitalar de reabilitação cardíaca. No entanto, um protocolo ideal e viável ainda não havia sido estabelecido. Exercícios de ciclismo, com monitoramento da hemodinâmica cardíaca e estabilidade elétrica, permitiria exercícios mais precoce e poderia ser uma estratégia mais segura nesta fase inicial da reabilitação.

O estudo mostrou que o protocolo de reabilitação cardíaca foi seguro, pois não se observou intercorrências durante sua execução. Também mostrou ser uma alternativa viável para reabilitação cardíaca realizada durante a fase hospitalar, principalmente em pacientes incapazes de treinamento de escada e deambulação. Isso é importante porque a utilização de ventilação não invasiva em associação com o exercício é pouco explorada nesses pacientes.

A fisioterapeuta e mestre Pollyana Windmoller, autora do estudo, verificou que o exercício físico combinado ao CPAP promoveu a manutenção da capacidade funcional e reduziu o tempo de permanência na UTI e pode ser usado de forma segura em pacientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca, sendo uma estratégia eficiente na reabilitação cardíaca.

Esse estudo foi orientado pela Fisioterapeuta Professora Doutora Eliane Roseli Winkelmann, da Unijuí, integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Atenção Integral a Saúde, em parceria com a co-orientação do Fisioterapeuta Professora Doutora Audrey Borghi-Silva, integrante do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Terapia Física da Universidade Federal de São Carlos, de São Paulo. Também contou com o apoio das pesquisadores e fisioterapeutas Emely Teixeira Bodnar, Julia Casagrande, Fernanda Dallazen, Juliana Schneider e da médica cardiologista, especialista em cirurgia cardíaca do Incor/Ijuí Silvana Agnolleto Berwanger .

O estudo está publicado como “Physical Exercise Combined With CPAP in Subjects Who Underwent Surgical Myocardial Revascularization: A Randomized Clinical Trial”, na revista “Respiratory Care” e está disponível em:  https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31988253-physical-exercise-combined-with-cpap-in-subjects-who-underwent-surgical-myocardial-revascularization-a-randomized-clinical-trial/

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content