Estudo testou intervenção que diminuiu a severidade da sepse em modelo experimental – NoroesteOnline.com

Estudo testou intervenção que diminuiu a severidade da sepse em modelo experimental

9 de junho de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O estudo publicado na revista internacional Scientific Reports, da Editora Nature, investigou os efeitos de um tratamento para sepse (infecção grave). O estudo é parte da pesquisa do enfermeiro Maicon Machado Sulzbacher, graduado pela Unijuí, durante seu mestrado realizado no Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde.

O estudo consistiu em investigar se uma proteína com propriedades moduladoras do sistema imunológico poderia ter efeitos benéficos em camundongos de laboratório que tinham a infecção (sepse). O tratamento com esta proteína (proteína de choque térmico de peso molecular de 72 kDa – eHSP72), administrada diretamente na corrente sanguínea (endovenosa) atenuou os danos causados por radicais livres no pulmão dos animais. Consequentemente, os camundongos tratados com eHSP72 apresentaram menor disfunção respiratória. Ainda, camundongos com sepse apresentaram como consequência da infecção severa, alterações na temperatura corporal e perda de funções mentais (estado de consciência). Esses efeitos foram menores nos animais tratados com apenas uma dose de eHSP72. O artigo publicado no link https://www.nature.com/articles/s41598-020-66011-y mostra ainda um aumento na sobrevida dos animais após receberem o tratamento com a eHSP72 em comparação com os animais sem o tratamento.

As evidências experimentais que podem ser observadas nesta pesquisa fornecem perspectivas para novos estudos relacionados a intervenção em pacientes com sepse em conjunto com as estratégias terapêuticas já utilizadas. Novas doses deste tratamento com eHSP72 em modelos animais, e novos projetos com pacientes com sepse seguem em andamento no Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unijuí.

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content