Filme resgata o barroco guarani nas Missões - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Filme resgata o barroco guarani nas Missões

23 de junho de 2020

Escrito, produzido e dirigido pelo cineasta gaúcho Zeca Brito, o documentário “Trinta Povos” estreia hoje no Canal Curta!, às 18h. Sétimo longa-metragem do diretor bajeense, aborda o legado das missões jesuíticas na América Latina. “Trinta Povos” investiga a história do Brasil, Argentina e Paraguai através de ruínas e reminiscências de arquitetura, pintura e mitologias.

O trabalho de pesquisa reunido para o filme analisa os três países separados por águas e linhas imaginárias, porém unidos pela cultura e por uma história comum: um passado jesuítico, barroco e guarani.

“A proposta de ‘Trinta Povos’ é a de resgatar o legado artístico, arquitetônico, pictórico e simbólico do processo de colonização jesuítico-guaraní”, resume Zeca Brito. “O grande desafio do trabalho foi costurar uma história fragmentada geopoliticamente, um passado comum entre três países que hoje se encontram separados, divididos por questões distintas, mas com elementos culturais, históricos e etnográficos que os ligam”, explica Zeca, que divide o roteiro com Jardel Machado, Hermes e Maria e Elisa Dantas. Como o filme foi rodado em regiões dos países vizinhos, há diálogos em espanhol. Para o espectador que quiser, pode acessar legendas por tecla cc do controle remoto.

O diretor Zeca Brito tem mestrado em Artes Visuais pela Ufrgs, graduado em Realização Audiovisual pela Unisinos e Artes Visuais pela Ufrgs. Dirigiu, roteirizou curtas e longas-metragens exibidos no Brasil e no exterior. Em sua carreira cinematográfica, assinou os filmes “Glauco do Brasil”, “Em 97 Era Assim”, o documentário “A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro” e o mais recente, “Legalidade”, sobre o movimento liderado por Leonel Brizola em 1961. Em “Trinta Povos”, que conta também com a produção de Frederico Ruas, Letícia Friedrich, Lourenço Sant’Anna, e Zuleika Borges Torrealba (1933-2019), Brito faz um resgate e ao mesmo tempo um passeio pela arte e cultura da região missioneira.

Fonte: Correio do Povo

Vestibular Unijuí 2022

14 de outubro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados