Geoportal do RS aponta Ijuí com mais de 88 mil habitantes – NoroesteOnline.com

Geoportal do RS aponta Ijuí com mais de 88 mil habitantes

19 de fevereiro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O novo Geoportal do Rio Grande do Sul onde apresenta dados estatísticos de todos os municípios do Estado, aponta Ijuí com uma população de 88.467 pessoas no ano de 2018, sendo assim, Ijuí a maior cidade de todo o Noroeste e Missões do RS.

A maioria da população de Ijuí tem entre 15 e 59 anos de idade e representam 63% dos habitantes. Entre 2010 e 2018 Ijuí teve um crescimento populacional de 9,88%.

SAIBA MAIS:

Plataforma que reúne uma série de informações para auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de políticas por diferentes instituições públicas, o Geoportal RS está disponibilizando mais duas aplicações. Desta vez, as temáticas abordadas envolvem a demografia e o desempenho da economia dos municípios gaúchos. Lançada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) em agosto do ano passado, a ferramenta permite acesso a uma gama de dados reunidos em único ambiente: o diretório da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede-RS).

Os dois novos serviços têm como base dados divulgados pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE). Um deles destaca informações sobre a estimativa populacional, por faixa etária dos municípios gaúchos, para o ano de 2018. Esse painel visual possibilita uma série de análises e contém mapas e gráficos interativos que ilustram a distribuição da população, o percentual de população ativa, municípios com maior concentração de jovens e idosos, entre outras informações relevantes para o planejamento e avaliação de políticas públicas.

Clique aqui para acessar o serviço com dados populacionais.

O outro serviço apresenta, também em mapas e gráficos, os principais resultados do Produto Interno Bruto dos municípios (2017), dentre eles: PIB por município, PIB per capita, Valor Adicionado Bruto (VAB) da agropecuária, da indústria e dos serviços.

Clique aqui para acessar o serviço baseado no PIB dos municípios.

Para o secretário-ajunto de Planejamento e Orçamento, Gilberto Pompílio de Melo Filho, os novos painéis representam importante avanço na estratégia da Seplag em disponibilizar dados consolidados para a tomada de decisões tanto dos governos como do setor privado. “Por ser uma base georeferenciada, trata-se de uma plataforma muito intuitiva, onde é possível identificar-se na realidade de cada município e no contexto regional”, destacou ele.

A Iede-RS representa o conjunto integrado de tecnologias, políticas, mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento, padrões e acordos, necessários para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais. O Geoportal é a interface pública que se consolida como a principal plataforma de compartilhamento de dados geoespaciais, serviços e aplicações do Estado.

Clique aqui para acessar o portal Iede-RS.

Processo Seletivo EaD Unijuí

28 de janeiro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content