Governador Eduardo Leite salienta perigo com a chegada do frio – NoroesteOnline.com

Governador Eduardo Leite salienta perigo com a chegada do frio

7 de abril de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A mudança de temperatura que aconteceu nesta semana no Rio Grande do Sul é fator preocupante no Sistema de Saúde do Estado, já que 60% dos leitos de UTI estão ocupados neste momento. De acordo com leite, no momento dos picos das síndromes respiratórias, nos outros anos havia 70% de ocupação dos leitos no inverno.

O índice de letalidade no Rio Grande do Sul do Covid-19 é de 1,6% atualmente. O governo acredita que os agravos de saúde em relação ao H1N1 por exemplo, este ano seja menor, em função da vacinação antecipada. Ainda é importante o isolamento da população, evitando aglomerações e os contatos sociais. “Além de se prevenir em relação ao Covid-19, toda a prevenção às síndromes respiratórias é muito importante neste momento, já que todas as demandas serão encaminhadas ao hospitais e precisamos ter a estrutura necessária para todos aqueles que vierem a precisar de atendimento hospitalar. Não podemos perder vidas por falta de atendimento médico hospitalar e por isso estamos contratando profissionais para ampliar a estrutura contra o Coronavírus”, salientou Leite.

O Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul – Lacen também recebe reforço para ampliar a capacidade do laboratório para agilizar as análises de diagnósticos do Covid-19. Tambéms erá comprado equipamentos para agilizar os resultados dos exames.

“Precisamos termais agilidade nos testes. O Lacen faz um grande esforço, fazendo até 400 testes por dia, mas precisamos mais, e estamos contratando uma empresa com recursos do estado, que vai realizar mais 250 análises de exames por dia. O contrato é válido por seis meses podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Nossas decisões são sempre baseadas em análises e dados científicos”, explicou Eduardo Leite.

 

ASSISTA O PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR:

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content