Governistas propõem CPMI para investigar uso de recursos por Estados e municípios - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Governistas propõem CPMI para investigar uso de recursos por Estados e municípios

4 de setembro de 2021

O senador Eduardo Girão (Podemos) articula a criação de uma nova CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar desvios de recursos destinados ao enfrentamento à pandemia. A ideia do governista é criar um grupo misto, com participação de senadores e deputados, e focar nos Estados e nos municípios.

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) também se dedicaria a investigar a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste. O tema foi levantado em diversos momentos da CPI da Covid-19 pelos senadores da base, que reclamavam do destaque a fatos relacionados ao governo federal. “É necessário averiguar onde o dinheiro público, que deveria salvar vidas, foi parar”, afirma o senador.

Apoio

Para que a comissão seja instalada, é necessário que 30 senadores a apoiem. “Superamos o mínimo necessário de assinaturas e alcançamos o apoio de 33 senadores da república para a instalação de uma nova CPMI, uma comissão parlamentar mista, que reúna senadores e deputados dispostos a fazer o trabalho que a atual CPI não fez”, afirma Girão, em nota.

Além do apoio de senadores, entretanto, são necessárias, ao menos, 171 assinaturas de deputados federais para que a comissão possa funcionar. O tema deve motivar debates judiciais. No início da CPI da Covid-19, houve um debate sobre a investigação de estados e municípios. O entendimento do grupo foi de que autoridades locais não poderiam ser investigadas, mas poderia haver apuração sobre verbas federais destinadas às regiões.

Fonte: Agencia Senado/Osul

Vestibular Unijuí 2022

14 de outubro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados