Governo de Santo Ângelo repassa 5,4 hectares para a Aldeia Guarani - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Governo de Santo Ângelo repassa 5,4 hectares para a Aldeia Guarani

21 de junho de 2022
Àrea servirá para preservação da cultura e subsistência das dez famílias que residem no local
O prefeito Jacques Barbosa assinou na manhã desta segunda-feira, 20, a cessão de uso de 5,4 hectares para a Aldeia Tekoa Pyau, localizada na Ressaca da Buriti. O investimento alcançou R$ 190 mil.
A solenidade foi realizada em frente a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Os 7 Tava Mirim. Em sua manifestação, o prefeito Jacques Barbosa definiu a cessão como um ato de respeito, dignidade e coerência. “Coerência porque a cultura guarani é a base da nossa região e isso é usado para o desenvolvimento econômico por meio do turismo”.
O cacique Anildo Romeu agradeceu ao prefeito pela sensibilidade com o povo guarani e destacou que a área será de extrema importância para a manutenção da cultura, da identidade do seu povo e para a subsistência das dez famílias que residem na Aldeia.
O vereador Gilberto Corazza, que participou das tratativas para a aquisição da área, elogiou o prefeito Jacques, salientando que é uma atitude corajosa. “Santo Ângelo é o único município do País que adquire uma área para ceder ao povo guarani. São direitos históricos, que infelizmente seguem sendo desrespeitados no País”.
Quem também elogiou a sensibilidade do Governo Municipal foi o procurador da República Osmar Veronese. “Momento significativo que deixa marcas e reduz uma dívida histórica com os povos indígenas”.
O ato foi encerrado com apresentação do Coral da Aldeia Tekoa Pyau. Participaram do ato, o presidente da Câmara de Vereadores, Vando Ribeiro; coordenadora regional de Educação, Rosa de Souza; professora Bedati Finokiet, da Universidade Federal Fronteira Sul; cacique Floriano Romeu, da Aldeia da Linha Paraíso e Eli Bernadete Schneider, supervisora da Escola Os 7 Tava Mirim, que já está em funcionamento mas aguarda a regulamentação pelo Conselho Estadual de Educação.
Texto e fotos: Hogue Dorneles

Pós-Graduação Unijuí – Para quem reinventa o amanhã

29 de março de 2022
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados