HCI é referência na nutrição em âmbito hospitalar - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

HCI é referência na nutrição em âmbito hospitalar

1 de setembro de 2018

Embora muitas pessoas não atribuam a atenção devida, a alimentação é parte fundamental na recuperação de pacientes hospitalizados. Cada paciente interna por uma patologia específica e a dieta segue essa patologia, chamamos de dietoterapia, que é terapia através da alimentação. Dentro do âmbito hospitalar, o profissional nutricionista atua em diferentes frentes de trabalho.
O Hospital de Caridade de Ijuí(HCI) conta com uma equipe de seis nutricionistas, atuando nas áreas de produção de alimentos (cozinha, confeitaria e lancheria), escola de educação infantil, clínica, terapia nutricional enteral e parenteral, banco de leite Humano, Cacon, hemodiálise, medicina Nuclear e incor.

A equipe é formada por 58 colaboradores, atuando 24 horas por dia. O nutricionista dentro de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) hospitalar tem como objetivo principal o fornecimento das refeições com qualidade nutricional adequada e condições higiênico-sanitárias aceitáveis para garantir a segurança alimentar, de acordo com as peculiaridades de cada dieta prescrita, sem esquecer do sabor dos alimentos, auxiliando assim na manutenção ou recuperação da saúde a fim de abreviar o tempo de internação e atua ainda na promoção da alimentação saudável dos comensais.

Manter uma boa saúde e ter um corpo resistente a doenças se dá por meio de uma alimentação adequada e com todos os nutrientes necessários. Dentro do ambiente hospitalar, o profissional nutricionista atua no gerenciamento e balanço energético de pacientes para tentar assegurar que todos recebam as quantidades necessárias de macro e micronutrientes. Essa ingestão acontece por meio da alimentação hospitalar, que busca atender às necessidades nutricionais da maioria dos pacientes internados, em muitos casos o paciente recebe suplementação como complemento a terapia, visando reduzir o risco de desnutrição hospitalar, um problema que assola hospitais do mundo inteiro.

O Nutricionista que atua na Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) é responsável por avaliar o estado nutricional dos pacientes críticos que necessitam de TNE (Terapia de Nutrição Enteral) e TNP (Terapia de Nutrição Parenteral) com a elaboração da prescrição dietética individual, indicando, acompanhando e modificando a terapia nutricional (TN), quando necessário, até que sejam atingidos os critérios de reabilitação nutricional preestabelecidos pela EMTM. O profissional é responsável por orientar o paciente ou o cuidador quanto à preparação e utilização da dieta enteral, além de capacitar profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, nesta prática.
O nutricionista que realiza atendimento ambulatorial no Cacon e hemodiálise é responsável por orientar uma alimentação adequada, de acordo com as necessidades nutricionais do paciente, monitorando sua composição corporal, realizando um acompanhamento nutricional individualizado, de forma a evitar a desnutrição, além de auxiliar na recuperação da qualidade de vida do paciente e reduzir as complicações provenientes do tratamento.

O profissional nutricionista que atua no de Banco de Leite Humano é um dos responsáveis por incentivar o aleitamento materno, além de orientar as usuárias do Banco de Leite Humano, quanto à ordenha, manipulação, armazenamento e conservação do leite humano. É dever do nutricionista prestar atendimento nutricional às mães de recém-nascidos internados e que estejam necessitando de leite humano, estimulando sempre o processo de amamentação.
Ter uma boa alimentação é mais do que satisfazer simplesmente a fome. Uma alimentação saudável tem que incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida.

” O nutricionista vêm tendo seu trabalho valorizado nas instituições de saúde e os hospitais por demonstrar cada vez mais, que alimentação saudável é parte do tratamento, melhorando a resposta metabólica do paciente e diminuindo as complicações e tempo de internação”, finaliza a coordenadora do serviço do HCI Vanise Prates.

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados