HCI na Campanha mundial que alerta para a importância da saúde dos rins – NoroesteOnline.com

HCI na Campanha mundial que alerta para a importância da saúde dos rins

15 de março de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Dia Mundial do Rim de 2019, celebrado no dia 13 de março, é uma oportunidade para conscientizar a população sobre doença renal crônica, câncer, pedras nos rins. A equipe de nefrologia do Hospital de Caridade de Ijuí(HCI), acredita que além de entender esses problemas, é necessário aprendar a evitá-los ou tratá-los direito.  Durante o ano todo, são realizadas sensibilizações com a comunidade regional, para o acesso a informação e principalmente na promoção da saúde. Conforme a médica nefrologista Ana Lucia Chaves dos Santos Doile  a ideia é incentivar e adotar estilos de vida saudáveis, como acesso à água potável, exercícios, dieta saudável, controle do tabagismo. Muitos tipos de doenças renais podem ser prevenidos, retardados ou controlados quando medidas apropriadas de prevenção estiverem em vigor.

“É importante, também, não tomar medicamentos sem orientação médica e avaliar regularmente a função dos rins com exame de sangue (creatinina) e urina em pacientes com pré-diabetes ou diabetes, hipertensão arterial, obesidade, doença cardiovascular e histórico de doença renal crônica na família”, explica a médica do HCI.

No ano de 2018 a Unidade de Diálise do HCI que abrange 27 municípios da região, realizou atendimento de diálise peritoneal ambulatorial contínua, hemodiálise para portadores de doença renal crônica, hemodiálise para portadores de lesão renal aguda em UTI, mantendo uma média de 110 pacientes crônicos/mês, totalizando mais de 20.000 sessões de terapia renal substitutiva.  Realizou, ainda, assistência de controle nefrológica médico e de enfermagem aos transplantados renais. Atualmente são 105 pacientes em tratamento contínuo de hemodiálise e 25 pacientes em diálise peritoneal (tratamento realizado em casa).

O HCI é pioneiro nos transplantes de rins. O primeiro foi realizado no ano de 1986 e hoje somam 102 transplantes renais realizados, que colocam o HCI como um dos dois maiores centros de transplantes do interior do Estado, junto com Caxias do Sul. Neste ano, foram realizados até o momento, cinco transplantes renais.

Estima-se que haja atualmente no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade. Este ano, o Dia Mundial do Rim se propõe a aumentar a conscientização sobre a alta e crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento de doenças renais. A Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena essa campanha no Brasil.

Vestibular de Inverno 2019 Unijuí

20 de maio de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content