O Poder Executivo de Ijuí, por meio da ação da Vigilância Ambiental, mantém a rotina de estratégias com vistas ao combate do mosquito aedes aegypti e, também, desenvolve ações complementares, haja vista o crescente número de casos confirmados. “Estamos trabalhando e não nos cansamos em repetir: o combate ao mosquito passa pela colaboração da comunidade. O Poder Público faz sua parte, mas o cidadão precisa se conscientizar que ele também tem papel importante nesta luta”, adverte o coordenador Rinaldo Pezzetta.
O alerta vem justamente no momento em que são contabilizados novos casos confirmados de dengue. De acordo com Pezzetta, a Secretaria de Saúde recebeu o resultado de mais dez casos que estavam em análise e os resultados são os seguintes: cinco notificações com suspeita descartada, cinco confirmados, sendo destes três autóctones, um importado e um sob análise ainda. “Este que está sendo analisado se deve ao fato de pessoa ter histórico de viagem recente e, por isso, precisamos determinar se é autóctone ou importado”, explica.
Com os últimos números, segundo Pezzetta, chega-se a um total de 23 casos. “Dezoito casos autóctones e cinco importados, números que podem variar para mais ou para menos, dependendo da classificação do caso em análise”, explica.
Rinaldo Pezzetta aproveita para mais uma vez reiterar pedido à comunidade para que cuidem da limpeza de piscinas, calhas, caixas d’água e pátios, evitando deixar a céu aberto recipientes que podem acumular água da chuva.