Ijuí passa a ter novo decreto em função do agravamento dos casos de Coronavírus. Pessoas responderão criminalmente por aglomerações - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Ijuí passa a ter novo decreto em função do agravamento dos casos de Coronavírus. Pessoas responderão criminalmente por aglomerações

23 de fevereiro de 2021

Ijuí vive o pior momento desde o início da pandemia, com aumento repentino nos casos onde o centro de triagem atendeu o maior número de pessoas ontem.

Para as lojas de conveniência em postos de combustíveis está vedada a venda de bebidas e aglomerações em todo o local, incluindo o pátio do posto. Fica o proprietário responsável por impedir a aglomeração. Se a conveniência tiver CNPJ separado pode funcionar até as 20h.

Sobre as quadras de esportes a lotação fica em 25% e áreas de educação física ficam permitidas desde que haja distanciamento social. “No carnaval algumas pessoas entenderam que fosse possível aglomeração e muitas amanheceram com termos circunstanciados pessoais e vão responder no termo circunstancial. Houve o pedido para não haver aglomerações. Apenas em uma ação junto com a Brigada Militar 68 pessoas tiveram termos circunstanciados lavrados”, explicou o coordenador da Vigilância Sanitária Ortiz Junior, explicando sobre o fato de que pessoas que descumpriram o distanciamento social vão responder judicialmente.

Hoje a vigilância estará nas ruas para cumprir as regras do novo decreto.

O secretária de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger revelou que cresceu a demanda pela procura no serviço de saúde em função de saúde. Somente no final de semana foram mais de 370 atendimentos na UPA e no centro de triagem a média era de 350 por semana e na última semana foram 500 pessoas atendidas. Somente na segunda-feira houve atendimento de 144 pessoas que foram atendidas com sintomas de Covid. “Mediante a essa quantidade de pessoas vemos a gravidade da situação que estamos hoje. Estamos reforçando as equipes e ampliando os horários de funcionamento para conseguirmos virar esta página deste pico de contaminação que é extremamente alto e qualquer aglomeração é risco para disseminação do vírus”, avaliou Márcio.

Hoje há 346 casos confirmados de Covid em Ijuí e 460 casos suspeitos que aguardam resultados dos exames do Lacen. “A quantidade de casos é extremamente elevada”, disse o secretário.

No novo decreto de Ijuí vai se seguir o decreto estadual durante a semana e após será avaliado o decreto na próxima semana. De acordo com o prefeito Cossetin, a população precisa colaborar para a situação melhorar. A partir das 20h todo o comercial e serviços não essencial tem que ser fechados até a 5h dia dia seguinte.

 

 

 

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados