Ijuí tem proposta de inovação tecnológica aprovada no Programa Centelha – NoroesteOnline.com

Ijuí tem proposta de inovação tecnológica aprovada no Programa Centelha

7 de dezembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Unijuí, por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – CRIATEC, tem trabalhado intensamente pelo desenvolvimento de novos negócios e produtos na região Noroeste, auxiliando e fomentando ideias de empreendedores locais. Nesta sexta-feira, uma empresa pré-incubada, dos empreendedores Rodrigo Weiler Feigel e João Weber, foi selecionada no edital do Programa Centelha, programa de fomento com recursos estaduais e federais.

Das cerca de 780 propostas enviadas ao Programa, 28 foram aprovadas, sendo que a ideia que partiu de Ijuí ficou em quarto lugar, a única da região selecionada. A proposta enviada ao Programa foi de um Medidor de Umidade de Grãos Automático. Segundo João Weber, a proposta é um medidor de umidade de grãos, automático, voltado para comercialização de grãos, com devido registro no INMETRO, desenvolvido com a finalidade de ser um produto nacional, mais acessível que os importados e com tecnologia embarcada para posteriormente exportar os dados em dispositivos móveis. “Pode ser usado para o agricultor ou empresas de recebimento de grãos, fazendo com que o produtor possa ter um controle maior se este guarda seus grãos em casa até realizar uma venda, pois se o grão fica muito úmido o mesmo perde valor na hora da venda”, observa.

Segundo a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, o resultado deste edital é mais um passo na direção do ecossistema de inovação. “Isso prova que temos empreendedores com cultura de inovação, o processo seletivo foi muito rigoroso, por isso acredito que estamos no caminho certo”, salienta. “Ficamos muito felizes que o nosso empenho mostrou resultado acima do esperado. E isso reflete diretamente no tempo em que já estamos trabalhando nesse produto, pelo menos há 2 anos já. E agora com este aporte financeiro poderemos certificar no INMETRO e comercializar em maior escala”, complementa João.

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Rio Grande do Sul. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI. No Rio Grande do Sul, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP) e do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (BADESUL).

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content