Ijuí terá segunda fase da pesquisa nacional sobre a prevalência da Covid-19 – NoroesteOnline.com

Ijuí terá segunda fase da pesquisa nacional sobre a prevalência da Covid-19

1 de junho de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com a finalização da primeira etapa do estudo nacional sobre a prevalência da Covid-19 no dia 21 de maio, a segunda fase da pesquisa, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, financiada pelo Ministério da Saúde e realizada pelo IBOPE Inteligência, acontecerá entre os dias 4 e 6 de junho (a terceira e última fase ocorrerá 14 dias após o término dessa). Importante informar que caso o número de entrevistas mínimos não seja realizado neste período, podemos ter mais alguns dias subsequente de coleta.

É salientado que o objetivo desta pesquisa é medir o nível de imunização da população brasileira e identificar de que forma o vírus está se propagando pelo Brasil, a fim de auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus.

A pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital.

Para esta segunda fase é reforçado o treinamento metodológico e de biossegurança de todos os entrevistadores que irão a campo e contratamos uma enfermeira ou um enfermeiro em cada um dos 133 municípios participantes, com o intuito dar o suporte técnico aos entrevistadores em campo e estreitar o contato com as autoridades locais, em especial o envio das informações de pessoas testadas como positivas diretamente ao contato disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. A partir do dia 01 de junho ele ou ela entrará em contato para estreitar a comunicação.

A equipe que atuará na cidade será testada antes e durante o período de campo / permanência no município. Ressaltamos que apenas aqueles que apresentarem resultado NEGATIVO poderão fazer parte da equipe.

O IBOPE Inteligência disponibiliza aos participantes folhetos explicativos sobre o projeto (objetivos, metodologia, formas de prevenção da COVID-19, etc); cartas de consentimento e assentimento; quando solicitado, os entrevistadores poderão apresentar reportagens veiculadas na mídia televisiva que informam a população sobre a pesquisa a fim de confirmar os objetivos e a veracidade do estudo. Além de e-mail exclusivo para o esclarecimento de dúvidas a qualquer momento: [email protected] , e fornecemos o contato da universidade idealizadora do estudo, sob coordenação do Professor Pedro Hallal, a saber: [email protected].

 

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content