Inclusão nota 100: conheça o primeiro surdo a defender o TCC no curso de Educação Física da Unijuí - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

Inclusão nota 100: conheça o primeiro surdo a defender o TCC no curso de Educação Física da Unijuí

6 de janeiro de 2021

O dia 22 de dezembro foi especial para Jonathan Gonzatto e também para o curso de Educação Física da Unijuí. Nessa data, o estudante defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso, tornando-se o primeiro surdo a concluir a graduação de Educação Física na Universidade.

O TCC, que conquistou a nota máxima (100), teve como tema “Esportes de invasão: diálogo com professores da educação básica quanto aos modelos de ensino utilizados nas aulas de Educação Física”. Jonathan diz ter gostado muito de desenvolver o assunto. “Achei bem interessante o tema para estudar e elaborar no meu TCC, com o apoio de autores importantes, como Gonzalez e Bracht (2012) e Borges (2014), que falam sobre métodos e modelos de ensino. Gostei muito de ler as obras para entender o conteúdo e compreender melhor minha formação”, relata.

Sobre a apresentação, Jonathan diz que estava bem tranquilo, pois havia treinado antes. “Meu suporte foi a intérprete de Libras. Eu falei pelas minhas mãos e ela traduziu pela voz na apresentação pelo Google Meet. Minha banca me deixou emocionado em dobro, não esperava a nota 100.  Agradeço ao meu orientador Mauro Bertollo, que me ajudou bastante durante a minha trajetória de estudo do TCC”, destaca.

Os amigos e a família puderam acompanhar o momento, pois, com a pandemia, as apresentações estão sendo realizadas de forma online. “Agradeço à minha família, que ajudou bastante, me motivou muito e nunca deixou eu parar de estudar. Agora eles sabem que vou continuar estudando bastante, pois quero ser um profissional excelente. Agradeço à comunidade surda, que me ajudou muito com os vocabulários de libras na minha trajetória no curso de Educação Física, aos meus amigos surdos e também às intérpretes da Universidade”, agradeceu.

Durante o curso de Educação Física, Jonathan passou por muitos estágios para aprender a ser professor. Segundo ele, foram muitos planos de aula, artigos e muitos aprendizados nas disciplinas. “Sentirei saudade dos professores da Unijuí, mas sei que ainda irei reencontrar eles”, afirma. Jonathan diz que abrir esse caminho, sendo o primeiro surdo formado em Educação Física na Universidade, o deixa muito feliz, e já planeja o futuro: “vou focar nos meus planos que envolvem outro TCC, agora no bacharelado. Também quero estudar para fazer mestrado, doutorado e me especializar.”

 

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados