InCor do HCI faz encontro regional para orientar e qualificar a rede básica de saúde – NoroesteOnline.com

InCor do HCI faz encontro regional para orientar e qualificar a rede básica de saúde

30 de setembro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O mês de setembro é dedicado as ações de prevenção as doenças do coração, culminando com o Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29, que tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas-OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares, a cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a situação não é diferente. A média anual chega a 350 mil, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos – duas vezes mais que todas as mortes decorrentes de câncer e seis vezes mais que as provocadas por todas as infecções no país. Os fatores de riscos são comuns a homens e mulheres e ambos devem se preocupar com a prevenção. Um inimigo desse processo é que doenças como a hipertensão são silenciosas e exigem uma atenção especial para possíveis sintomas.

O Instituto do Coração do Hospital de Caridade de Ijuí(HCI) aproveita o mês de setembro, para programar ações de prevenção e também com a intenção de melhorar o fluxo de encaminhamento dos casos graves, que vem de toda a área de abrangência do serviço de cardiologia. No sábado, dia 28, no auditório do HCI, teve uma qualificação com o tema “Aula de eletrocardiograma nas emergências cardiológicas”, com a médica cardiologista e intensivista Andriéli Cristina de Oliveira. A especialista que é  plantonista, rotineira e Coordenadora da UTI Coronariana do HCI falou para um público de 110 profissionais entre médicos e enfermeiros da rede básica de saúde e unidades de pronto atendimento (UPA’S) dos municípios pertencentes às Coordenadorias Regionais de Saúde de Cruz Alta (9º), Santo Ângelo (12º), Santa Rosa (14º) e Ijuí (17º).  A palestra também envolveu os profissionais do Incor como técnicos em enfermagem do Ambulatório Cardiovascular, Clínica Cardiológica, Hemodinâmica e UTI Coronariana. “ Nos casos de emergência, o tempo conta muito para a tomada de decisão e saber identificar e tratar os principais diagnósticos eletrocardiográficos é fundamental”, resume a especialista .

Ainda no sábado, no poliesportivo do município,  o Incor HCI e o Departamento de Ciência da Vida da Unijuí, com apoio da 17º Coordenadoria Regional de Saúde, Coordenadoria de Esportes do Município, Coordenadoria Municipal de Trânsito, Unicred, Copagril, Cia da Agua, Sul Frutas, 27º G.A.C., Cisbra e Amisa Ford, organizaram a 5ª Corrida do Coração e a 1ª Caminhada do Coração, onde dezenas de atletas se inscreveram e participaram do evento esportivo que tinha a intenção de incentivar a população a praticar exercícios físicos regularmente, como forma de prevenção as doenças cardiovasculares. “ Um evento magnífico de sensibilização e conscientização que fechou com chave de ouro as ações relacionadas ao mês do coração e desafiou o público a cuidar do coração. Agradecemos aos parceiros desse evento que mostraram que a união faz a força e principalmente ao público participante”, disse a coordenadora administrativa do Incor Luciane Heuser.

Vestibular de Verão UNIJUÍ 2020

30 de setembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content