Infestação de morcegos preocupa moradores em Ijuí – NoroesteOnline.com

Infestação de morcegos preocupa moradores em Ijuí

7 de janeiro de 2019
Compartilhar
  • 350
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    350
    Shares

Os moradores da rua João Batista Boss Filho, no bairro Herval em Ijuí, estão preocupados com o grande número de morcegos que apareceram durante as últimas semanas.

De acordo com o relato de um morador, alguns dos bichos estão mortos nos forros de residências e muitos ainda vivos nos telhados de casas e prédios e ainda em árvores e outros lugares, vindo a aparecer principalmente à noite. De acordo com o morador do local, os morcegos apareceram em um prédio e nas imediações há muitos terrenos abandonados, tomados pela sujeira e matagal, que o morador acredita ser possível local de esconderijo dos morcegos.

Os morcegos são mamíferos e ao contrário do que a maioria da população pensa, a minoria deles representam algum perigo para as pessoas. A maioria dos morcegos se alimentam de frutas ou insetos e alguns de ratos. Morcegos são muito importantes para o equilíbrio do ecossistema e, por incrível que pareça, para o ser humano também. São mamíferos tão únicos que os cientistas criaram uma ordem só para eles, a Chiroptera, que significa “mãos de asa” (do grego, “kheir” = mão + “pteron” = asa). Quando se observa a asa de um morcego, percebe-se que ela é formada por braço, antebraço e pelos dedos alongados. O quinto dedo, equivalente ao dedão, fica na parte superior, com uma pequena garra – utilizada para escalar rochas em cavernas.

É preciso ser atacado por um morcego para contrair uma doença?

Não, necessariamente. Morcegos podem transmitir doenças pela mordida, no caso dos morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue, e por meio das secreções, caso seja frugívoro, ou seja, se alimenta de frutos, e acaba contaminando a água, por exemplo. No caso do ebola, a doença está sendo disseminada na República Democrática do Congo pelo consumo da carne de caça de morcego. Vale lembrar que o morcego só transmite qualquer doença se estiver infectado.

Quais são as principais doenças transmitidas por morcego?

Uma delas é a raiva. O vírus é transmitido por meio da mordida ou arranhadura do morcego e outros animais infectados, inclusive de homem para homem. Leva a uma grave infecção do cérebro, a encefalite. Os sintomas são irritação, alucinações, convulsões e agressividade. A raiva leva a morte.

Leptospirose: doença causada por uma bactéria que pode ser transmitida pela urina de ratos ou morcegos que contamina a água. Mais frequente em época de chuvas, quando há enchentes. Na fase inicial, a leptospirose pode ser confundida com outras doenças, como dengue, gripe e hepatite, devido aos sintomas parecidos, por essa razão é importante a realização de exame sorológico. Caso a doença não seja tratada, pode levar à morte

O que fazer se tiver contato com um morcego contaminado?

O infectologista explica que é importante nunca encostar diretamente no morcego. Deve-se jogar um pano ou um balde em cima do animal e chamar os bombeiros ou a Segurança Ambiental para realizar o recolhimento. Caso apresente febre após o contato com o animal, procure um médico infectologista.

Plano de Desenvolvimento Institucional Unijuí

30 de junho de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content