Já se falava em novas tecnologias em sala de aula, agora ela é uma realidade. Por: Sandra De Faveri - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Já se falava em novas tecnologias em sala de aula, agora ela é uma realidade. Por: Sandra De Faveri

26 de janeiro de 2021

As escolas, atualmente, estão passando por uma grande transformação no que se refere aos seus métodos de ensino, principalmente, nos recursos utilizados no ensino-aprendizagem. A pandemia causada pelo Covid-19 não mexeu apenas com a economia dos países. A educação foi atingida em cheio. Direto no seu coração. E sabe por quê?
Porque em tempos passados o conhecimento estava centrado no professor, que se configurava como o único que tinha o poder de saber. O poder do conhecimento. E sendo assim, dependia unicamente desse profissional a produção e a transmissão do saber. Além disso, os recursos didáticos disponíveis limitavam-se ao uso do quadro negro, o giz e do livro didático. O espaço para a produção do conhecimento também era restrito à sala de aula.
Antes da pandemia, Araújo (2009), já afirmava que as novas tecnologias surgiram em um momento em que era preciso reverter esse quadro posto pela Escola Tradicional. Sabe-se que um dos grandes problemas da escola é o insucesso, o abandono precoce e a indisciplina que muitas vezes resulta da passividade dos alunos que dificilmente conseguem suportar longas exposições teóricas, muitas vezes desenquadradas dos seus interesses. E, dessa forma, o uso de novas tecnologias se faz extremamente importante.
Nesse novo cenário dito “pandêmico”, todos os atores da educação tiveram que aprender “na marra”, o que é um Classroom, um Drive, um Google Mett, sistema hibrido de ensino, enfim…surgiram em nossos vocabulários muitas palavras que nem sabíamos existir. E se sabíamos não as usávamos.
Antes da era Covid, estávamos todos deslumbrados com o uso de novas tecnologias em sala de aula. Víamos todo esse aparato como um grande aliado. Mas (e sempre tem um mas…) não basta ter acesso, tem que entender como funciona, para que e como melhor usar. E isso nem todos os profissionais conseguiram dominar completamente. Essa semana conversando com um amigo querido que é massoterapeuta, esse me disse que a maioria de seus pacientes hoje são professores estafados, com o trapézio dolorido, ombros caídos.
Com os alunos também não foi diferente. Sempre achávamos que muitos dominavam as tecnologias. Mas o que eles dominam mesmo é o Faceboock, o Instagram, WhatsApp. Muitos se perderam no caminho tecnológico. Abandoaram a escola, os colegas. Foram meses de duro aprendizado para todos nós. E arrisco a dizer que a educação atual será dividida entre antes do Covid e depois do Covid. Concordam comigo?
É preciso levar em consideração que os professores possuem grandes desafios a serem superados diante do uso das novas tecnologias em sala de aula. Isso ficou claro nesses meses. É necessário que o professor de hoje esteja aberto às novas descobertas e veja as novas tecnologias como auxiliares no seu desenvolvimento educacional e, através dessas tecnologias que fazem parte do dia a dia dos seus alunos, aprendam a interagir a partir de agora. A interação será o que nos moverá.
Diante desta realidade, o grande desafio para professores e alunos é aprender a lidar com o novo e aliar a tecnologia à educação, que quando bem utilizadas trazem grandes benefícios pedagógicos e proporcionam significativos avanços nas formas de ensinar e aprender. Mas até aprender é um longo caminho. Difícil? Sim. Mas que se desenha como a nossa nova realidade educacional. Precisamos retomar nosso caminho. A escola sem alunos é apenas um prédio vazio e sem vida. E precisamos de vida.

REFERÊNCIAS
ARAÚJO, Maria José. Novas tecnologias aplicadas na sala de aula. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/novas-tecnologias-aplicadas-na-sala-de-aula/28543/>. Acesso em Jan./2021.
ROSS, Rosemary. Salas de aula tradicionais se adaptam ao uso das novas tecnologias. Disponível em: <http://www.nota10.com.br/artigo-detalhe/6605_Salas-de-aula-tradicionais-se-adaptam-ao-uso-das-novas-tecnologias>. Acesso em Jan./2021.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados