Jornada de Farmácia debate os impactos de variantes genéticas na resposta de medicamentos - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Jornada de Farmácia debate os impactos de variantes genéticas na resposta de medicamentos

20 de maio de 2021

Na noite desta quarta-feira, dia 19 de maio, o curso de Farmácia da Unijuí realizou a sua jornada dentro da programação do 8º Congresso Internacional em Saúde. O evento teve como tema “Impacto de Variantes Genéticas na Resposta a Medicamentos”, com a palestra da pós-doutora em Farmacogenética, farmacêutica-bioquímica Mariana Rodrigues Botton, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com a mediação da coordenadora do curso de Farmácia da Unijuí, professora doutora Christiane Colet.

Em sua fala, a palestrante abordou a Farmacogenética, estudo de como a genética influencia na variação interindividual da resposta ao uso de fármacos. “A ideia central foi debater o impacto das variantes genéticas nas respostas aos medicamentos, abordando o que já se tem, de fato, possível de implementação clínica. Quando escutamos falar de Farmacogenética, a maioria das pessoas têm uma ideia relacionada apenas à pesquisa. Então, o objetivo é mostrar justamente o contrário, e que já existem ferramentas para utilizarmos estes dados na parte clínica”, explicou Mariana.

Os indivíduos podem reagir de forma diferente ao mesmo tipo de medicamento, dependendo das variações genéticas. Segundo a palestrante, de 25% a 35% das pessoas vão ter reações adversas, até mesmo  graves, ou falta de resposta a medicamentos. “Essa alteração no efeito está relacionada a diversos fatores.  Precisamos pensar que a característica genética de cada população é única. Por isso, o objetivo da Farmacogenética é diminuir os efeitos adversos, aumentar a eficácia dos tratamentos medicamentosos e, ainda, otimizar custos, principalmente para os pacientes, que irão precisar trocar menos de medicamentos, por exemplo”.

Além disso, Mariana explicou dados como os fenótipos de metabolização, as variações de genes, a metabolização de enzimas, a Farmacogenética na Oncologia e sobre o exame que é possível ser feito para descobrir os medicamentos que causam efeitos adversos em pacientes.

Em sua fala, a coordenadora do curso de Farmácia da Unijuí, professora Christiane Colet, frisou a importância do debate sobre o tema. “Foi uma ótima oportunidade para nossos estudantes, egressos, farmacêuticos da região, que participaram do evento. A palestra foi bastante enriquecedora e mostrou como a área Farmácia é muito encantadora por nos proporcionar várias possibilidades de atuação, como a Farmacologia, Cosmetologia, Indústria, Farmácia Clínica e a Genética, que é uma área nova e bastante promissora que proporcionará a possibilidade de fornecermos medicamentos aos pacientes de forma mais segura”, finalizou.

A Jornada do curso de Farmácia contou ainda com a palestra sobre “Formas farmacêuticas de libertação modificada: sistemas gastro retidos, ministrada pelo doutor Paulo Alexandre Lourenço Lobão, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Porto/Portugal. O 8º Congresso Internacional em Saúde segue com diversas atividades até sexta-feira, dia 21 de maio.

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados