Julho Verde: Aapecan apoia Campanha de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço em Ijuí - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Julho Verde: Aapecan apoia Campanha de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço em Ijuí

20 de julho de 2021

A Aapecan, Unidade Ijuí, apoia a 6ª Edição do Julho Verde – Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço, realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). O Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital de Caridade de Ijuí é um dos espaços onde os usuários da Associação realizam o seu tratamento – tendo como especialidade também para este tipo de Câncer. Por isso, a instituição se soma ao Cacon como forma de debater sobre o assunto. Atualmente, a Aapecan acolhe 124 usuários diagnosticados com doenças do gênero.

A Associação, junto ao Cacon, estará realizando debate sobre o assunto nas mídias sociais, ambientes internos e de atendimento, e imprensa. O objetivo da Aapecan em apoiar e pautar o assunto se efetiva pelo fato da Unidade Ijuí ter diversos usuários acolhidos e que enfrentam estes tipos de Câncer na região, bem como incentivar a conscientização para a busca pela prevenção, além de fortalecer a discussão aprofundada que o Centro especializado estará abordando.

 

Sobre a Campanha Julho Verde:

Com o slogan “Desperte a Esperança, Venha para o Julho Verde”, a Campanha Nacional do SBCCP reconhece o abalo da saúde emocional e como isso reflete no tratamento do Câncer. Engajar-se nesta 6ª Edição é se solidarizar e levar informações às pessoas para a necessidade de exames preventivos e diagnóstico precoce.

O Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de Julho, data criada pela International Federation of Head and Neck Oncologic Societies (IFHNOS), com apoio da OMS, como forma de debater sobre o assunto e alertar para a prevenção deste tipo de Câncer. De acordo com A SBCCP, o uso excessivo de álcool e tabagismo, podem ocasionar a doença, assim como se expor muito tempo aos raios solares. O HPV também está associado ao câncer de cabeça e pescoço.

 

Sobre a Aapecan

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que atende há 16 anos (março de 2005) no Rio Grande do Sul de forma gratuita pessoas em situação de vulnerabilidade social diagnosticadas com Câncer. Desde a inauguração da primeira Unidade, em Caxias do Sul, outras 13 já foram abertas no Estado – dez delas com Casas de Apoio – nas quais são oferecidas, além de hospedagem com direito a acompanhante para usuários de outros municípios que precisam se submeter a tratamento oncológico, quatro refeições diárias acompanhadas por nutricionista e, na maioria delas, deslocamento a centros médicos. Nesses 16 anos a Aapecan já atendeu mais de 20 mil pessoas que necessitam de amparo social durante o tratamento contra o Câncer e seus familiares/acompanhantes/responsáveis.

Só em Ijuí já foram 2.930 cadastros, sendo que, existem 430 usuários ativos mensalmente e que utilizam dos serviços. A Unidade está localizada na Travessa Alvarenga Peixoto, nº 47, no bairro São Paulo.

Para mais informações, contate: (55) 3333-0289, WhatsAap (55) 9 8153-0123 ou pelo e-mail comunicacaoijui@aapecan.org. Facebook e Instagram: @aapecanijui.

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados