Laboratório de Internet das Coisas: saiba mais sobre o projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente” – NoroesteOnline.com

Laboratório de Internet das Coisas: saiba mais sobre o projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”

22 de maio de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Recentemente a Unijuí recebeu o repasse de R$ 2 milhões de emenda parlamentar para desenvolver o projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”. Este grande projeto tem, dentro dele, seis objetivos específicos, com o intuito de implantar, modernizar e melhorar a infraestrutura de ambientes inovadores na Universidade. A partir desta semana, uma série de reportagens vai mostrar mais detalhes de cada um destes seis itens.

A Meta 1 do Projeto será a Estruturação do Laboratório de Desenvolvimento de Internet das Coisas (Iot). Segundo o professor Edson Luiz Padoin, coordenador do curso de Ciência da Computação da Unijuí, vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, projeta-se a criação de uma rede de comunicação de Internet das Coisas (IoT) no município de Ijuí com acesso na maior parte da cidade. A criação do centro de treinamento de referência busca viabilizar um espaço para estudos de conceitos e práticas em IoT, propiciando, assim, a disponibilização de uma infraestrutura para pesquisa e desenvolvimento de soluções de Smart City para a comunidade.

“Os equipamentos também vão possibilitar recursos para testes, simulação e implementação de protótipos de soluções de Smart City envolvendo estudantes, profissionais e empresários do município e da região. A criação da rede de comunicação e do centro de treinamento propiciam a concepção de um ambiente de referência para a realização de projetos, a implementação e avaliação de soluções para as novas Smart Cities”, salienta.

Dentro do Laboratório de Desenvolvimento de IoT será possível realizar estudo de problemas da cidade e da comunidade com avaliação de possíveis soluções. “Nesta etapa estarão envolvidos os alunos de graduação da Universidade em trabalhos de conclusão de curso, estágio e projetos integrados, e os empresários de Ijuí e região. Ainda, dentro do laboratório, acontecerá o desenvolvimento e aprimoramento de processos para tornar as cidades centros smarts com aumento da qualidade de vida, envolvendo professores, poder público e autoridades”, complementa.

Além disso, a qualificação das tecnologias de interconexão de sensores e atuadores disponíveis no laboratório criado, a análise e implementação de soluções utilizando a rede de comunicação da cidade de Ijuí e os Kits de desenvolvimento do laboratório e testes utilizando dados reais da comunidade e em tempo real, serão realizados no laboratório. “Assim, com a concepção da rede de IoT e do laboratório de qualificação e testes das soluções demandadas pelos órgãos gestores e pela comunidade, busca-se atingir de forma direta 6 mil estudantes da universidade e 80 mil habitantes do município de Ijuí. O público será de estudantes, pesquisadores, empreendedores, empresários e gestores públicos. O público externo será entre crianças, jovens e adultos”.

Saiba mais sobre o Projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”

O Projeto Cidade Criativa e Inteligente é de grande importância, buscando a popularização da ciência, do empreendedorismo, da inovação, da criatividade e do uso intensivo de tecnologias de comunicação. O objetivo é o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento voltados à inovação e ao processo produtivo. Será uma vitrine viva e um guia para os demandantes de tecnologias para as Cidades Inteligentes (municípios e parceiros), sendo um mecanismo de orientação para os demais projetos no RS, além de ser um espaço de ensino e estímulo ao desenvolvimento de soluções para “Cidades Inteligentes e Humanas”.

Pretende-se constituir, no prédio do DCEEng, (junto à Sede Acadêmica, local estratégico para a cidade, rodeado de área verde, hospital, escolas, concentração de pessoas, além de parte da estrutura da Universidade), um grande ambiente de demonstração de tecnologias, energia e internet das coisas. Estão projetados laboratório de internet das coisas e laboratório de eficiência energética, com espaços que a comunidade, escolas, e o meio empresarial possam utilizar. Simultaneamente, essa transformação trará também um novo espaço para a cidade, tendo o conhecimento, a tecnologia e a criatividade como elementos diferenciadores.

Confira todas as metas previstas:

– META 1: Estruturação do Laboratório de Desenvolvimento de Iot.

– META 2: Estruturação do Laboratório de Smart Grid.

– META 3: Estruturação do Espaço de Ideação.

–  META 4: Estruturação do Espaço Coworking.

–  META 5: Estruturação da Sala de realidade aumentada.

 – META 6: Infraestrutura de apoio aos ambientes de inovação.

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content