Mais de 10 mil refeições são servidas diariamente nas escolas municipais - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Mais de 10 mil refeições são servidas diariamente nas escolas municipais

4 de julho de 2018

Mais de 10 mil refeições são servidas diariamente nas escolas municipais

Cardápios oferecidos nas escolas segue rigoroso critério de qualidade, estimulando hábitos saudáveis de alimentação entre as crianças

O município de Ijuí oferece aos estudantes da Rede Municipal de Ensino mais de 10 mil refeições diárias, com cardápios elaborados por nutricionistas, para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A informação é das nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Sandra Link e Camila Alves. “São elaborados quatro cardápios diários, considerando a faixa etária e o tempo em que a criança permanece na Escola”, observa Sandra.

Mais de 10 mil refeições são servidas diariamente nas escolas municipais

De acordo com as nutricionistas, a elaboração do cardápio observa critérios importantes para o desenvolvimento da criança. “Os cuidamos que tomamos, visam promover uma vida saudável e, por isso, respeitamos os hábitos alimentares de cada localidade e preferências por produtos básicos, dando prioridade, dentre esses, aos semielaborados e aos in natura”, completa Camila.

A alimentação saudável e adequada, segundo as nutricionistas, compreende o uso de alimentos variados, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar.E nesse sentido, Sandra e Camila dão ênfase à importância da utilização de produtos da agricultura familiar. “Estimulamos, com isso, a aquisição de produtos locais de maneira direta”, reitera Sandra.

Entre os ingredientes utilizados na alimentação escolar estão produtos da agricultura familiar como: alface, cenoura, beterraba, tomate, cebola, chuchu, salsa, cebolinha, pimentão, espinafre, couve folha, couve-flor, brócolis, repolho verde, mandioca, batata doce, moranga, laranja, bergamota, ovos, linguicinha artesanal, massa caseira, pão caseiro, pão francês e bolachas caseiras.

É importante salientar, ainda, que todo esse cuidado passa também pela adoção de dietas especiais para crianças, com diabetes, intolerância à lactose, alergias alimentares, entre outros. “Nesses casos, a criança recebe atenção especial na hora da elaboração do cardápio, oferecendo uma alimentação adaptada de acordo com a necessidade da criança”, afirma Camila.

De acordo com as nutricionistas, a equipe técnica do Setor de Alimentação Escolar da Smed realiza supervisão periódica nas unidades escolares, orientando as cozinheiras sobre as boas práticas de manipulação dos alimentos e execução dos cardápios enviados às escolas. “A comunidade escolar ou qualquer pessoa que queira quaisquer esclarecimentos sobre a alimentação oferecida aos estudantes da  Rede Pública Municipal de Ijuí, pode obter informações diretamente na escola”, pontua Sandra. E, com o objetivo de facilitar o acesso às informações, cada escola é orientada a afixar o cardápio dos alunos em local visível e de fácil acesso.

Mais de 10 mil refeições são servidas diariamente nas escolas municipais

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados