Mais de 450 toneladas de sementes piratas de soja são apreendidas no Rio Grande do Sul - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Mais de 450 toneladas de sementes piratas de soja são apreendidas no Rio Grande do Sul

7 de agosto de 2020

A Operação Bijuteria apreendeu mais de 450 toneladas de sementes de soja com suspeita de pirataria nos municípios gaúchos de Santa Bárbara do Sul, Carazinho e Almirante Tamandaré do Sul.

A ação, deflagrada na quinta-feira (06) pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Polícia Civil, cumpriu 14 mandados de busca e apreensão.

“Considerando o preço-base, as sementes apreendidas representam mais de R$ 1,5 milhão. Algumas estavam ofertadas como sementes originais, de custo ainda maior”, explicou a chefe-adjunta da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da secretaria, Rita Antochevis.

Durante a operação, fiscais constataram outras irregularidades no uso e armazenamento de agrotóxicos em propriedades rurais, além de crimes ambientais de queima e outras destinações incorretas de embalagens vazias dos produtos. As equipes ainda identificaram que algumas das propriedades investigadas utilizavam agrotóxicos proibidos no Brasil.

Amostras das sementes apreendidas foram encaminhadas para análise. Os investigados foram autuados pela secretaria. No âmbito criminal, os suspeitos devem responder por organização criminosa e estelionato. Os indícios de contrabando identificados serão encaminhados à Polícia Federal. As investigações começaram em junho.

Fonte: O Sul

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados