Medicina Nuclear do HCI tem novo tratamento contra câncer de próstata – NoroesteOnline.com

Medicina Nuclear do HCI tem novo tratamento contra câncer de próstata

20 de agosto de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O serviço de Medicina Nuclear do Hospital de Caridade de Ijuí(HCI) é o único da região noroeste do Estado e pode detectar precocemente anormalidades na função ou estrutura de um órgão do corpo. Esta detecção precoce possibilita que algumas doenças sejam tratadas nos estágios iniciais, quando existe uma melhor chance de prognóstico bem sucedido e recuperação do paciente. Recentemente, a Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, autorizou o serviço do HCI para realizar tratamento com Cloreto de Rádio (223 Ra), mais conhecido por Xofigo, indicado para tratamento de pacientes com câncer de próstata resistentes à castração e com metástases ósseas sintomáticas e sem metástases viscerais conhecidas.

“ A terapia com Radionuclídeos faz parte da história da Medicina Nuclear, tendo possivelmente como seu maior expoente as aplicações de 131-I (radioiodoterapia) nas afecções tireoidianas benignas e malignas.  A base desta aplicação terapêutica está no uso de radioisótopos emissores de radiação corpuscular (sobretudo partículas beta e alfa), ligados ou não a moléculas carreadoras e que promoverão um dano citotóxico, levando a morte celular nos tecidos alvos, como exemplo tumores e metástases”, explica o médico especialista Michel Lucas Bueno.

O médico do HCI explica que um estudo de Fase III desta medicação mostrou ganho de sobrevida global, postergando o tempo para ocorrência do primeiro evento esquelético sintomático e trazendo benefícios de qualidade de vida para o paciente.  “ Nós contamos com esta modalidade terapêutica, mas é imprescindível avaliação por parte do médico oncologista de quais pacientes podem ser beneficiados com as aplicações do Xofigo. Por tanto, os pacientes quer chegam até nosso serviço, vem com a referida indicação e consequentemente sendo beneficiado com nossa aplicação terapêutica”, afirma o especialista.  A medicina nuclear do HCI atende os principais convênios como SUS, IPE Saúde, Unimed Noroeste/RS, CASSI, FUSEX, Caixa Econômica Federal e particular. Para informações complementares e agendamento de exames, estão disponíveis os telefones: 55 3331 9300 ramais 9580 ou 9590.

EAD UNIJUÍ

31 de julho de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content