Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos realiza Seminário e Aula Inaugural – NoroesteOnline.com

Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos realiza Seminário e Aula Inaugural

23 de agosto de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Nesta quinta-feira, 22, o Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Unijuí realizou, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, o “I Seminário do Doutorado-PPG-Direitos Humanos da Unijuí”. A programação teve início com uma palestra realizada no turno da manhã pelo professor coordenador do PPG, Maiquel Wermuth, sobre o tema “A pesquisa em tempos de anti-intelectualismo: o anjo da história”.

Segundo o coordenador, as atividades evidenciam a seriedade e o comprometimento do corpo docente e discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí com a criação de um espaço qualificado de reflexão crítica. “Evidenciam o compromisso do PPGDH com a formação de mestres e doutores qualificados e preparados para realizar observações e reflexões críticas sobre o contexto – local, regional e global – em que estão inseridos, a partir de um enfoque de universalidade dos direitos humanos”, observa.

Programação

Após a palestra de abertura foi realizada a “Mesa – Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento”, com a fala de Carina Lopes sobre “Conflitos ambientais e a possibilidade de mediação junto à Administração Pública Municipal”, também falou Nelci Meneguzzi sobre “Os direitos humanos e a sociedade internacional: as inovações tecnológicas como mecanismo de inclusão/exclusão e a trabalhabilidade dos seres humanos sobrantes”, por fim Norberto Paiva Knebel comentou sobre o ”Direito à Cidade e Cidades Inteligentes”. A última programação da manhã foi a “Mesa – Fundamentos e Concretização dos Direitos Humanos”, com a participação de Eliete Vanessa Shneider falando sobre “Direitos Humanos e Justiça Intergeracional: sobre a necessidade de ligar tempos diferentes de mundo, pela contribuição para uma cultura de paz entre gerações”, finalizando com Julia Menuci, que comentou sobre “Políticas Públicas de gênero e a atuação feminina no espaço público”.

No turno tarde, a programação contou com a Aula Inaugural do segundo semestre e Lançamento de Livro, contando com a fala do Doutor em Estudos Americanos pela Universidade de Santiago do Chile, Fernando Estenssoro, sobre “A Geopolitica Ambiental Global do século 21: Os Desafios Para América Latina”.

A programação teve sequência, ainda, com o Painel de Egressos, com as falas do doutorando em Desenvolvimento Regional na Unijuí, Fernando Rieger, sobre “A prática paradiplomática”, do doutor em Direito pela Unisinos, Giancarlo Copelli, sobre “Déficits de republicanismo no Brasil: uma crítica à crítica contemporânea”, da doutora em Ciências Sociais pela Unisinos, Juliana Bedin, sobre “O envelhecimento humano e as políticas públicas nos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva”. Já o doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Feevale, Luciano Lima, comentou sobre “O ativismo de direitos humanos em plataformas digitais no Brasil”, com a finalização pela doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão pela Feevale, Renata Maciel, sobre o assunto “A inclusão social do imigrante haitiano na cadeia produtiva de suínos: análise a partir da região Noroeste do RS”.

Sobre o Programa

A criação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e a implantação do Curso de Mestrado em Direitos Humanos no ano de 2012 e do Curso de Doutorado em 2019 foi o resultado do trabalho realizado pelo Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais, pelo Curso de Mestrado em Desenvolvimento (em especial linha de pesquisa em Direito, Cidadania e Desenvolvimento) e pelo Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Desenvolvimento. O Programa tem como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Além disso, o Programa pretende intervir na realidade por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos, para as sociedades democráticas e para sua maior eficácia no interior dos Estados e na sociedade internacional.

EAD UNIJUÍ

31 de julho de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content