Mestranda apresenta dissertação sobre transparência na gestão pública - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Mestranda apresenta dissertação sobre transparência na gestão pública

23 de julho de 2021

A mestranda em Desenvolvimento Regional pela Unijuí, Luana Borchardt, apresentou o tema “Transparência, accountability e controle social na gestão pública: análise dos processos de planejamento e execução orçamentária em cidades médias da Região Funcional 7 do Rio Grande do Sul” em sua dissertação. A banca ocorreu dia 2 de julho, de forma online, e foi integrada pelos professores doutores Sérgio Luís Allebrandt, Nelson José Thesing e Marcos Paulo Dhein Griebeler.

A dissertação da estudante procurou compreender e analisar as repercussões das alterações orçamentárias praticadas por meio de decretos executivos, expedidos pelo gestor público, que alteram o orçamento público aprovado em lei, sem, no entanto, requerer que haja uma nova análise legislativa que a autorize. A pesquisa ocorreu em três cidades médias – Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa, que integram a Região Funcional 7 de Planejamento do Rio Grande do Sul – RF7.

A legislação que autoriza o gestor público a praticar a alteração do orçamento, somada às disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal e à Lei de Acesso à Informação, ainda apresentam interpretações simplificadas ou pouco exploradas. Assim, o mínimo de informações legais da transparência pública são disponibilizadas. “Quanto mais claras e simplificadas forem as informações sobre o gasto público, maior será o interesse do cidadão, permitindo que atue de modo qualificado como fiscalizador e como agente de transformação da sociedade”, explicou Luana.

Graduada em Direito pela Unijuí e especialista em Direito Privado, Luana conta que há alguns anos presta assessoria em questões relacionadas ao direito público e que as experiências nas gestões municipais trouxeram a oportunidade de cursar o Mestrado em Desenvolvimento Regional. “Foi necessário buscar essa qualificação acadêmica tendo em vista que a gestão pública orçamentária me desperta interesse, em razão de estar continuamente em mutação, assim  revelando características da gestão administrativa, no sentido de se entender a linha de política de governo aplicada.”

A Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional na Unijuí tem por objetivo a geração de conhecimento e produção científica a partir da pesquisa, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional.

Para mais informações sobre os cursos de Mestrado e Doutorado na Unijuí, acesse o link.

 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados