MetSul alerta para chuvas localmente volumosas e excessivas - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com

MetSul alerta para chuvas localmente volumosas e excessivas

5 de janeiro de 2021
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A MetSul Meteorologia alerta para muita instabilidade no Rio Grande do Sul entre esta terça e a quarta-feira com possibilidade de chuva localmente excessiva. Uma área de menor pressão atmosférica, que se denominada de cavado em Meteorologia, e centro de baixa pressão sobre o Norte da Argentina e o Paraguai vão deixar a atmosfera bastante instável com formação de nuvens de chuva e isoladamente de temporais nesta terça e na quarta-feira no Rio Grande do Sul e nos demais estados do Sul do Brasil. 

O maior risco nos dois dias, conforme análise da MetSul, a despeito da possibilidade de tempestades isoladas de vento forte e granizo, é a ocorrência de chuva forte a intensa. A atmosfera vai estar propícia a episódios de chuva muito volumosa em curto período isoladamente. São possíveis acumulados de até 50 mm a 100 mm em menos de uma hora em pontos localizados. 

Preocupa o indicativo pelo modelo WRF de que em setores muito isolados, especialmente da Metade Sul gaúcha, possam ser registrados volumes excepcionalmente altos da ordem de 100 mm a 200 mm ou isoladamente superiores, o que pode acarretar alagamentos e inundações repentinas. 

Observe nos mapas com as projeções do WRF que tanto na saída da madrugada como da tarde de hoje o modelo indicou volumes excepcionalmente altos em pontos muito isolados do Sul gaúcho.

No geral, entretanto, a chuva deve ser muito irregular na sua distribuição e os volumes não deve ser elevados na soma dos dois dias. Reitera-se que os acumulados expressivos devem se dar de forma mais isolada. 

Na quinta-feira, parte do Rio Grande do Sul ainda deve ter períodos de chuva. Apesar da instabilidade entre hoje e quinta-feira, ocorrem momentos de melhoria com a presença do sol e sensação de abafamento.

Fonte: MetSul
Foto: Noroeste Online

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content