Ministério da Saúde confirma que Brasil perderá certificado de país livre do sarampo - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Ministério da Saúde confirma que Brasil perderá certificado de país livre do sarampo

20 de março de 2019

O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (19) que encaminhou à  Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) o registro de um caso de sarampo endêmico, ou seja, contraído dentro do território nacional, em fevereiro, no Pará. Com isso, o ministério afirma que o país perderá a certificação de nação livre da doença.

O critério adotado pela Opas para a perda do certificado é que o surto se mantenha por um período superior a 12 meses. Representantes da organização internacional já haviam alertado para o risco de o país perder o status de nação livre, após os primeiros casos da doença terem sido confirmados no início de 2018. Com o registro de fevereiro, completa-se o ciclo de pelo menos um ano.

De acordo com comunicado do Ministério, o governo brasileiro iniciará um plano para retomar o título dentro dos próximos 12 meses. Entre as ações previstas estão o reforço na exigência de comprovação da vacinação por parte da população e campanhas de divulgação da importância da imunização. Segundo o ministro da Saúde,  Luiz Henrique Mandetta, é preciso elevar as taxas de cobertura vacinal.

— Nosso plano consiste em encaminhar medidas importantes ao Congresso Nacional, como a exigência do certificado de vacinação, não impeditiva, de ingresso na escola e no serviço militar. Reforçaremos, ainda, o monitoramento da vacinação, por meio dos programas de integração de renda e como norma para os trabalhadores de saúde — afirmou o ministro.

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados