Ministro Marcos Pontes é convidado para inauguração do Espaço Mais Inovação da Unijuí - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Ministro Marcos Pontes é convidado para inauguração do Espaço Mais Inovação da Unijuí

24 de setembro de 2021

Professor Peterson Cleyton Avi, ministro Marcos Pontes e Fabiana Simon

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, foi convidado pessoalmente para a inauguração do Espaço Mais Inovação da Unijuí, cuja data ainda será confirmada, para viabilizar a sua participação. Pontes esteve no município de Santo Ângelo nesta quinta-feira, 23 de setembro, participando de um encontro com prefeitos e autoridades da região, que contou com a entrega de medalhas aos destaques, da região das Missões, na Olimpíada de Astronomia.

O convite foi entregue pelo coordenador do Espaço Mais Inovação, professor Peterson Cleyton Avi, e pela chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), Fabiana Simon. O ministro falou do desejo em participar da cerimônia e comentou o esforço da pasta em criar não apenas uma rede de cidades inteligentes, mas de pesquisa e inovação em todo o País.

O professor Peterson Cleyton Avi explicou que o Espaço Mais Inovação é uma das três etapas do projeto Cidades Inteligentes, que já conta com R$ 4 milhões financiados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Darcísio Perondi. Nesta primeira etapa, foram aplicados R$ 2 milhões.

Instalado no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), na Sede Acadêmica, o Espaço Mais Inovação conta com Laboratório de Smart Grids, Laboratório de Desenvolvimento de Internet das Coisas (IoT), Espaço de Ideação, Espaço Coworking e Sala de Realidade Aumentada. Conforme destacou Fabiana, o espaço será referência na promoção da inovação e do empreendedorismo para diferentes públicos da comunidade regional – desde estudantes da Educação Básica até empresários. A inauguração marcará a entrega oficial dos equipamentos adquiridos com o recurso e que compõem o conjunto de laboratórios.

Esteve com os representantes da Unijuí o vice-presidente de Integração da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), Clovis Thomas, oportunizando o diálogo conjunto com os demais parlamentares presentes e seus assessores sobre projetos colaborativos para serem desenvolvidos em Ijuí. O momento foi importante para que as duas instituições, Unijuí e ACI, acompanhassem as discussões sobre o desenvolvimento das cidades do ponto de vista dos municípios da região das Missões, vislumbrando possíveis parceiros, e estreitassem as relações, principalmente com os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e do MCTI, Marcos Pontes, além dos deputados federais Sanderson e Osmar Terra, no sentido de obter apoio para as iniciativas que visam resultados em prol do desenvolvimento regional do Noroeste do Estado.

Clóvis Thomas, da ACI, com o ministro do TCU, Augusto Nardes

Vestibular Unijuí 2022

14 de outubro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados