Nasa vai tentar desviar um asteroide em 2022 - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Nasa vai tentar desviar um asteroide em 2022

6 de março de 2021

Embora na história da humanidade não tenha havido precedente para um impacto de asteroide com risco de vida na Terra, a Nasa (a agência espacial norte-americana) está preocupada que isso possa acontecer no futuro, razão pela qual trabalhou na Missão DART, que tentará desviar um deles em 2022.

Para isso, a Nasa enviará uma sonda ao asteroide Dimorphos, que terá como alvo o menor pedaço desse conjunto para modificar, ainda que ligeiramente, sua trajetória original.

A missão DART irá colidir o veículo não tripulado em um ângulo e velocidade específicos para atingir seu objetivo; algo a se notar é que o asteroide Dimorphos não está a caminho da Terra, na verdade ele vai passar muito longe do planeta, então se eles falharem não haverá perigo para o planeta.

A importância da Missão DART é que é o primeiro passo no desenvolvimento de um sistema de defesa contra asteroides, algo nunca feito antes na história da exploração espacial e que foi uma das principais iniciativas da administração anterior da agência espacial.

A Nasa começou a criar várias divisões especializadas em monitorar asteroides e desenvolver técnicas para proteger a Terra de um possível impacto. A agência espacial americana afirmou em várias ocasiões que precisa de mais orçamento para esta iniciativa, uma vez que a tecnologia atual não é eficiente para detectar asteroides potencialmente perigosos porque não refletem a luz solar, razão pela qual são confundidos com espaço profundo.

Algo a ser mencionado é que, mesmo que a missão DART seja bem-sucedida, ainda estamos longe de ter uma rede de defesa planetária 100% eficaz.

Documentário

A missão do rover Opportunity, da Nasa, e o vínculo estabelecido entre o robô e os cientistas que o criaram vai virar filme. “Good Night Oppy”, com direção de Ryan White, está sendo produzido pela Amazon Studios, Film 45, Amblin Television e Tripod Media.

O documentário conta com o apoio do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL) e da Industrial Light & Magic (ILM). Opportunity originalmente deveria funcionar por 90 dias na superfície de Marte, mas acabou explorando o Planeta Vermelho por quase 15 anos.

“A inovação e determinação que tornaram a jornada de ‘Oppy’ possível e o espírito de descoberta que impulsiona a equipe do JPL são uma inspiração”, afirmo a chefe da Amazon Studios, Jennifer Salke.

A ILM ficará responsável pelos efeitos especiais que transportarão o público para Marte, ao lado do robô. O filme também utilizará imagens feitas pelo Perseverance, “irmão mais novo” do Opportunity que chegou em Marte no mês passado.

White dirigiu o documentário ‘Assassins’ de 2020, que conta a história do assassinato do irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un. No currículo do cineasta ainda está ‘Visible: Out on Television’, a primeira série documental da Apple TV Plus e ‘The Keepers’, série indicada ao Emmy da Netflix. ‘The Case Against 8’, da HBO, lhe rende um prêmio de direção em Sundance e foi indicado para o Oscar.

Fonte: O Sul

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados