Núcleo de Apoio entra em contato com estudantes da Unijuí para auxiliar neste momento de isolamento social – NoroesteOnline.com

Núcleo de Apoio entra em contato com estudantes da Unijuí para auxiliar neste momento de isolamento social

4 de junho de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Núcleo de Acompanhamento aos Estudantes da Unijuí, em parceria com o curso de Psicologia, está entrando em contato com acadêmicos que iniciaram a Universidade e logo se depararam com as aulas online. Os calouros estão recebendo auxílio neste período que ainda é de adaptação.

 

O sonho de ingressar na Universidade vai se realizando aos poucos. Primeiro vem a escolha do curso, depois o vestibular, passa ainda por encontrar o nome na lista de aprovados e se realiza por completo no primeiro dia de aula. Os “bixos” se deparam com uma nova realidade, cheia de descobertas. Mas neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus, a realidade foi um pouco diferente. Logo após as primeiras aulas presenciais, tudo migrou para o online. A distância tornou tudo um pouco diferente do esperado.

Para auxiliar na adaptação desses calouros, o Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Naai), em parceria com o curso de Psicologia da Unijuí, está dialogando com esses estudantes para entender suas necessidades e auxiliar como possível a superar os desafios enfrentados nesse primeiro semestre de aulas online. “Em parceira com o curso de Psicologia estamos em contato com esses estudantes para entender como eles estão se sentindo com as aulas online, buscando o acolhimento e principalmente escutando o que eles têm a dizer e, a partir disso, tentamos entender o que a Instituição pode fazer para ajudar no desempenho acadêmico desse aluno e também para que ele se sinta bem na Universidade”, explica a psicóloga do Naai, Paula Borelli.

Segundo ela, o relato dos estudantes é de que a experiência tem sido desafiadora, mas a psicóloga acredita que também pode ser uma oportunidade de crescimento para os novos universitários. “O contato tem sido bastante positivo. Eles trazem as dificuldades e tentamos fazer uma reorganização da forma de estudo para que eles possam ter um melhor aproveitamento das aulas. Eles executam esse planejamento e nós acompanhamos”, afirma Paula.

O Núcleo espera ao longo do semestre entrar em contato e conhecer melhor cada um dos novos estudantes. No entanto, a psicóloga destaca que o Núcleo está disponível para todos os estudantes da Unijuí, independentemente do semestre. “Estamos disponíveis pelo e-mail [email protected], pelo telefone 55 3332-0324 ou ainda pelas redes sociais da Unijuí, que será feito o encaminhamento. Podem nos procurar sem medo, quem estiver com dúvidas, dificuldades ou quiser só conversar sobre este momento pode entrar em contato, porque falar com alguém que seja especializado para essa escuta, pode fazer a diferença para que a pessoa se sinta melhor”, convida Paula.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Unijuí, professora Elisiane Schonardie, estudantes do último semestre do Curso irão auxiliar nesse processo de acolhimento, o que também irá contribuir para suas formações profissionais. “Esse trabalho também será essencial para a formação dos estudantes do curso de Psicologia, que vão desenvolver essa atividade a partir do estágio em Psicologia e Processos Sociais”, destaca. A professora explica ainda que a partir desses atendimentos podem ser feitos encaminhamentos para outros serviços da Universidade, como a clínica de Psicologia, por exemplo.

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content