O 3º Simpósio de Sepse do HCI é realizado com sucesso - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

O 3º Simpósio de Sepse do HCI é realizado com sucesso

14 de setembro de 2019

A sepse era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, o pulmão, mas pode provocar uma resposta com inflamação generalizada na tentativa de combater o agente da infecção e este fato pode vir a comprometer o funcionamento de vários dos orgãos do paciente.

O HCI ampliando seu quadro de referências em tratamento de Saúde, vai ao encontro com esta realidade global e criou há 3 anos, a equipe da Sepse. Após ter sido realizado um estudo com análise da prevalência da Sepse na emergência do HCI, a equipe embasada pelo Instituto Latino Americano da Sepse, o ILAS, implementou o protocolo de diagnóstico e tratamento precoce.

Este grupo é composto por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem devidamente capacitados. Hoje , o grupo fez a apresentação dos resultados obtidos até aqui com a implantação do protocolo, com a realização do 3º Simpósio de Sepse do HCI, no auditório da instituição, com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e estudantes.

“Os resultados são animadores e provam que a sistematização da assistência à sepse, diminuí a mortalidade e tempo de internação hospitalar, pois uma infecção diagnosticada e tratada precocemente responde melhor ao tratamento”, avalia a médica intensivista e responsável pelo Gerenciamento do Protocolo de SEPSE no HCI Joise Wottrich.

Além dos médicos, palestraram também a enfermeira e coordenadora da emergência Franciele Wehner que explicou o papel da enfermagem na Implementação do Protocolo de SEPSE na Unidade de Emergência e a enfermeira da qualidade Cledir França Garcia, responsável pelo Gerenciamento do Protocolo de SEPSE nas unidades de internação. A farmacêutica responsável pela Farmácia Central Karina Knob Pietrzacka falou sobre a logística de dispensação de medicamentos no Protocolo de SEPSE.  A farmacêutica Analista de Qualidade e responsável pelo Gerenciamento do Protocolo de SEPSE Micheli Purolnik explanou sobre as notificações no Site do Instituto Latino Americano de Sepse – ILAS.

Desde junho, o protocolo contempla também todas as Unidades de Internação do HCI. A Sepse pode ser definida como a reposta sistêmica a uma doença infecciosa, seja ela causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários. Manifestando -se como diferentes estágios clínicos de um mesmo processo fisiopatológico. ” É um desafio praticamente para todas as especialidades médicas, dada a necessidade da detecção precoce e o tratamento correto”, resume o palestrante final, médico da emergência Aníbal Nogueira.

EAD Unijuí 2023 | Conectando Futuros

2 de março de 2023
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados