O fim do semestre: reinvenção, desafios e dedicação marcaram o ano até aqui – NoroesteOnline.com

O fim do semestre: reinvenção, desafios e dedicação marcaram o ano até aqui

10 de julho de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O primeiro semestre da Unijuí chega ao fim nesta sexta-feira. Foi, talvez, o semestre mais desafiador que a Instituição já enfrentou em sua história. Juntos, professores, estudantes e técnicos administrativos superaram os muitos desafios colocados pela pandemia da covid-19.  

             Para falar sobre o que marcou neste período de reinvenção, novos planejamentos e muita tecnologia, a Unijuí FM conversou com a Presidente da FIDENE e Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring. Ela falou da reorganização dos processos de trabalho da Universidade, EFA – Centro de Educação Básica Francisco de Assis, Museu Antropológico Diretor Pestana e Unijuí FM. “Nossa universidade foi desafiada, manteve as atividades de forma online e se movimentou também na pesquisa, extensão e na cultura. A própria comunidade pode estar dentro da Universidade a partir de lives, seminários e muitas experiências”, avaliou. “Vivemos experiências que não tínhamos vividos antes. Ficamos em casa por mais de quatro meses, ou melhor, transformamos nossas casas na Universidade, nas salas de aula, nos nossos laboratórios. O computador, o celular de cada um, foi a porta de entrada e a possibilidade de aprendizagem, de ensino e encontro”, complementa.

A Reitora também deixa um agradecimento à comunidade acadêmica: “gostaria de mais uma vez agradecer a todos e lembrar que estamos juntos. A Fidene e suas mantidas: Unijuí, EFA, Rádio Unijuí FM e Museu Antropológico Diretor Pestana continuam unidas e firmes no propósito de transformar o mundo por meio da educação, da cultura, da ciência, da informação e do conhecimento. É assim que vamos enfrentar este momento difícil, com ações efetivas e com a esperança de que tudo passe, de que tudo fique bem o mais breve possível”.

Relembre alguns momentos deste primeiro semestre nas imagens

O estudante do curso de Administração do Campus Panambi, Gustavo Durks, afirma que teve uma experiência positiva nesse semestre. “Eu tenho percebido o quanto os professores têm se dedicado às aulas e os alunos também. Óbvio que todo período de adaptação gera mudanças e as mudanças foram significativas, mas percebo que o meu desempenho e o desempenho dos colegas tem se mantido estável e até evoluído”, avalia. Ele acredita que diversos fatores colaboraram para esse desempenho. “A Unijuí tem feito um belo trabalho, transparente, toda semana divulgando informações para os alunos. O diálogo que os professores estabeleceram também é fator determinante de sucesso. Acredito que tanto Universidade quanto alunos têm sido protagonistas nesse período de dificuldade e isso faz a diferença”, conclui.

A Reitora também deixa um recado em vídeo. Confira:

            

Depoimentos

Confira alguns depoimentos de professores e estudantes sobre a experiência neste primeiro semestre de 2020:

Próximo semestre

Segundo a professora Cátia Nehring, para agosto, a previsão é de início das atividades online, mas dependendo das bandeiras do modelo de Distanciamento do Governo do Estado. “Terá que ser um retorno muito organizado, estamos com um Protocolo aprovado em Conselhos e a previsão é trabalhar com grupos de estudantes, mas a partir do replanejamento da instituição. Assim que possível estaremos com os estudantes circulando em nossos Campus”, finalizou.

EaD UNIJUÍ – 100% a distância

12 de maio de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content