O resgate da história e da cultura na Fenadi Virtual 2020 – NoroesteOnline.com

O resgate da história e da cultura na Fenadi Virtual 2020

15 de outubro de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) tem uma participação especial na Fenadi Virtual, que iniciou nesta segunda-feira, 12 e encerra na próxima segunda, dia 19 de outubro. As fotos que compõem o cenário do Talk Show, o palco principal de atrações, por exemplo, fazem parte do acervo. E a Sala 2, que leva o nome de História e Cultura, foi totalmente organizada pela equipe do MADP.

“Desde julho, quando soubemos que teríamos esta sala, começamos a realizar debates com professores da Unijuí, que tiveram uma colaboração importante na construção das temáticas que iremos apresentar ao público. Tiveram papéis de destaque a nossa historiadora, Belair Stefanello, e também nosso colaborador, Fabrício Souza, que realizou toda a filmagem, junto com o estagiário Giordano Toniazzo”, explicou a diretora do Museu, Vivian Stroschein.

De acordo com a diretora, a Sala 2 foi pensada e organizada com conteúdos disponíveis no Museu. Ela poderá ser acessada das 19h às 20h, até o dia 19 de outubro. A Sala 2 abriu sua programação no dia 13, com um passeio virtual pelo Museu, narrado pela diretora da Rádio Unijuí FM, Claudia Bohrer. Ocorrem narrativas, neste dia, dos povos Guarani e Charrua. No dia 14, segue a narrativa dos povos Kaingang; além de fala de africanos e afro-brasileiros, com o professor Leandro Daronco.

Nesta quinta-feira, dia 15, o professor Jaeme Callai apresenta o tema “Ijuí antes de Ijuí”. E no dia 16, o professor Adelar Baggio e representantes dos Centros Culturais trazem a temática “Imigração – Uma visita ao passado” – assunto que também será abordado no dia 17. “Nestes dois dias, teremos falas dos representantes das etnias, contando como foi a vinda para Ijuí”, comenta a diretora. O professor Ivo Canabarro trata a “História da Fotografia e a importância do Museu nesta história”, no dia 18.

Já no dia 19, o público irá conferir duas atrações: primeiro, conteúdo com a temática “Artesanato e Gastronomia”, a cargo das professoras Maria Regina Johann, Eilamaria Libardoni Vieira e a acadêmica de Gastronomia, Aline Vogt. Por fim, ocorre um passeio virtual realizado pela Cia Cadagy. Este será um conteúdo mais descontraído, segundo Vivian, produzido para as crianças dentro do Museu.

Confira toda a programação e acesse as salas no site da Feira, neste link. 

             

Promoção: União das Etnias de Ijuí

Apoio: Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí e IOV – Organização Internacional de Folclore

PARCEIRO: CIOFF – International Council of Organizations of Folklore e Artes Populares e Comissão Gaúcha de Folclore

Planejamento e Direção: Impacto Desenvolvimento Cultural

Financiamento da PRÓ-CULTURA RS – GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Realização do GOVERNO FEDERAL, PÁTRIA AMADA BRASIL.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content