Olhos secos: saiba por que o número de casos tem aumentado entre os jovens - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Olhos secos: saiba por que o número de casos tem aumentado entre os jovens

24 de setembro de 2021

Olhos secos é um problema que afeta cerca de um em cada cinco adultos.  Queixas comuns de olhos secos incluem coceira e sensibilidade indevida ao sol e às luzes fortes.

Em uma pesquisa online publicada em janeiro, dois terços dos entrevistados relataram sintomas de olho seco e mais de um quarto disse que seus sintomas pioraram com o uso de máscara facial. Mas um professor de oftalmologia da Escola de Medicina Zucker disse que é improvável uma associação entre o uso da máscara e o olho seco, visto a umidade exalada durante o uso.

Uma explicação mais provável para esses achados é uma associação entre os olhos secos e o estresse relacionada à pandemia. Dois estudos com veteranos mostraram ainda fortes ligações entre a síndrome do olho seco e o transtorno de estresse pós-traumático e depressão.

O que causa olhos secos?

Pode ser complicado manter  os olhos úmidos e livres de secura irritante, uma necessidade que se torna mais desafiadora por uma dependência cada vez maior de telas para trabalhar e se divertir. Quando as pessoas olham para telas de computador por horas a fio, elas piscam com menos frequência. A lubrificação inadequada da superfície ocular também pode resultar em visão embaçada

Embora os problemas de olho seco também sejam mais comuns em pessoas com mais de 50 anos, eles também estão aumentando entre os jovens adultos, o que os especialistas atribuem à onipresença de smartphones e computadores. Pessoas mais jovens também têm maior probabilidade de usar lentes de contato, cujo uso prolongado também pode causar olhos secos.

Algumas pessoas desenvolvem olhos cronicamente secos porque suas pálpebras não fecham completamente durante o sono.

Como o olho está lubrificado?

Pense no filme lacrimal que reveste e lubrifica o olho como um sanduíche de três camadas. As glândulas nas pálpebras superiores e inferiores criam uma camada externa oleosa que estabiliza o filme. Se o filme se desfizer muito rapidamente, o resultado provável é a visão embaçada. Em seguida, estão dois conjuntos de glândulas lacrimais. Mais internamente está a camada que atrai água e ajuda a espalhar o filme lacrimal sobre a superfície da córnea. Mesmo que o suprimento lacrimal seja adequado, uma deficiência pode impedir o umedecimento da córnea e danificar sua superfície.

Ambas as glândulas têm receptores para os hormônios sexuais androgênio e estrogênio, e uma diminuição nos níveis hormonais provavelmente explicam por que os problemas de olho seco aumentam em mulheres na menopausa e em homens tratados com terapia anti-androgênica para câncer de próstata.

Às vezes, a solução tentada, como o uso de colírios de uso múltiplo pode realmente piorar a irritação ocular. Os medicamentos que tratam outras doenças podem interferir na produção dentro de lágrimas. Os culpados comuns incluem anti-histamínicos, betabloqueadores, anticoncepcionais orais, diuréticos e medicamentos usados para tratar a doença de Parkinson, transtornos de ansiedade, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e ritmos cardíacos anormais.

O que você pode fazer para aliviar os olhos secos?

As condições ambientais que podem agravar os problemas de olho seco incluem fumaça ou ar excessivamente seco, que pode resultar do aquecimento interno e do ar-condicionado. Uma variedade de óculos está disponível para bloquear o vento, o brilho e as irritantes partículas do ar.

Se você nadar, use óculos de proteção para evitar que a água salgada ou quimicamente tratada irrite seus olhos.

Outra medida é a aplicação de compressas quentes nas pálpebras de manhã e à noite para ajudar a função da glândula. Repita a limpeza com o pano se você acordar de manhã com “sono nos olhos” e, em seguida, aplique lágrimas artificiais.

O uso de lágrimas artificiais várias vezes ao dia é essencial para a maioria dos casos de olho seco. Embora nenhum produto imite precisamente uma composição das lágrimas naturais, muitos são úteis se usados regularmente. Você poderia começar com um produto genérico de baixo custo e, se isso não ajudar, tentar uma versão de marca.

Fonte: O Sul

Vestibular Unijuí 2022

14 de outubro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados