Orquestra Jovem Santa Rosa vai realizar apresentação especial com o apoio da Unijuí – NoroesteOnline.com

Orquestra Jovem Santa Rosa vai realizar apresentação especial com o apoio da Unijuí

14 de agosto de 2020
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Na próxima segunda-feira, dia 17 de agosto, em alusão ao aniversário de Santa Rosa, comemorado no último dia 10 deste mês, a Associação Coral e Orquestra Jovem Santa Rosa vai realizar uma apresentação especial, em uma live. A transmissão ocorrerá diretamente do auditório central da Unijuí, no Campus Santa Rosa.

O evento, também alusivo ao aniversário de 15 anos da Orquestra, terá todo apoio de infraestrutura oferecida pela Universidade, tanto de espaço físico e instalações necessárias ao adequamento aos protocolos de saúde e segurança, quanto de internet e equipamentos. A live, envolvendo os instrumentistas e cantores do coral, será transmitida pelas redes sociais da Associação no Facebook e YouTube e poderá ser acompanhada pela comunidade virtualmente, sem a presença de público no ambiente em função das normas de distanciamento social que estamos vivendo.

Segundo  Fabiane Angelita Steinmetz, presidente do projeto Orquestra, a ideia da live é justamente um resgate da memória do projeto e de momentos que alguns alunos viveram durante sua participação. “Será um concerto diferente, não teremos o abraço caloroso dos nossos amigos, familiares, público em geral. Estaremos em uma posição solitária, não poderemos, ao final do concerto, como é de costume, trocar apertos de mão e abraços com colegas de canto e de instrumento, mas teremos a certeza de uma comemoração da vida, da continuidade dela”, salienta.

Por sua vez, o regente Alessandro Munawek, relata que a apresentação compreenderá peças eruditas e também músicas populares arranjadas em forma de concerto, como por exemplo canções dos The Beatles, temas de músicas gaúchas e temas conhecidos do cinema. “Vamos apresentar três formatos, envolvendo também os alunos iniciantes, que estão descobrindo recentemente a música. Estamos preparando esta apresentação com bastante carinho”, complementa.

A Unijuí, por meio da Vice-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão tem uma forte atuação cultural na região de abrangência da Universidade. São inúmeras iniciativas e projetos que são apoiados e incentivados pela Instituição para ressaltar a cultura, desde música, dança, espetáculos artísticos e teatrais, entre outras.

                

Mais sobre a Associação Coral e Orquestra Jovem Santa Rosa

O projeto surgiu oficialmente em maio de 2005. O trabalho de regência é de Alessandro Munawek, então estudante do curso de regência da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). A primeira apresentação aconteceu no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges, no dia 01 de agosto de 2005, na abertura da semana do município. Em 2017 a Orquestra Jovem Santa Rosa recebeu, da Federasul e da Assembleia Legislativa, o Prêmio Líderes Vencedores de Expressão Cultural do estado do Rio Grande do Sul. O prêmio foi entregue na Assembleia Legislativa, sendo reconhecido por várias entidades e autoridades.

Durante esses 15 anos, o projeto viabilizou o estudo da música para pessoas de faixas etárias variadas. Alguns dos jovens que participaram das atividades seguiram estudando música e alcançaram vagas em universidades, como a Federal de Santa Maria, a Federal do Rio Grande do Sul e a Federal de Brasília. Dentre esses jovens, destaca-se que um desses alunos está atuando na OSPA e outros também em cidades fora do Brasil, como Asunción, no Paraguai. O projeto possibilitou a esses jovens vislumbrarem uma carreira sólida no âmbito artístico.

Vestibular Verão 2021 Unijuí

23 de outubro de 2020
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content