Outubro Rosa incentiva a doação de cabelos – NoroesteOnline.com

Outubro Rosa incentiva a doação de cabelos

1 de outubro de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Hospital de Caridade de Ijuí(HCI) tem desenvolvido, desde o início do ano, o projeto “Fios que transformam vidas”, com o intuito de incentivar a doação de cabelos para o Centro de Alta Complexidade em Oncologia-Cacon. Conforme a supervisora administrativa do serviço, Rosaní Staudt Ferraz, as perucas são entregues às pacientes oncológicas que realizam tratamento de câncer de mama. Após o recebimento das doações, os cabelos são encaminhados a parceiros para confecção de perucas, como a ONG Penélopes Solidárias de Passo Fundo.

“ Da mesma forma que a doação e a confecção são voluntárias, as perucas são entregues às pacientes sem custo algum”, explica Rosaní.

Ela explica que há 3 anos, existia a cultura da doação de cabelos que beneficiaram 200 pacientes e agora com o novo projeto foi possível, em 6 meses, produzir 50 perucas.

Algumas orientações são importantes para a doação, como informar ao profissional cabeleireiro que o corte é para esta finalidade. O corte deve ser feito com cabelo seco e preso com elástico em forma de “rabo”; o cabelo deve ter, no mínimo, 15 cm a partir do elástico, se o envio for por Correio, coloque o cabelo cortado e amarrado em saco plástico e depois em uma caixa ou envelope para enviar e se a entrega for pessoalmente, trazer também o cabelo seco e amarrado em um saco plástico.

Na abertura da campanha Outubro Rosa do HCI, a Escola Adventista de Ijuí representada por alunas e professoras, trouxeram 24 mechas de cabelos. As crianças puderam conhecer o complexo de oncologia e também vivenciar o cuidado que cada paciente recebe da equipe do Cacon. As visitantes estiveram acompanhadas da cabeleireira Sonia Melo que é uma das profissionais voluntárias do projeto. A assistente social do Cacon Ivanir Fischer disse para as doadoras, que uma ficha de cadastro deve ser preenchida e enviada ou entregue juntamente com a doação. “Outra ponto importante e a divulgação da ação, então fotografe e divulgue seu ato de doação, incentivando outras pessoas. Use as redes sociais e com certeza, vai multiplicar essa ideia de fazer o bem”, avalia Ivanir. Ela acrescenta ainda que são bem vindas perucas higienizadas e em bom estado de uso, acondicionadas em saco plástico.

O endereço para entrega: Serviço Social do Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital de Caridade de Ijuí(HCI). Avenida David José Martins, 152, Centro, Ijuí – RS – CEP 98700-00. O contato com o Cacon do HCI pode ser feito pelo telefone (55)3331-9320, ramais 9506 ou 9470.

Vestibular de Verão UNIJUÍ 2020

30 de setembro de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content