Pacientes do SUS viajam mais de 300 km para consultas e exames em meio a pandemia - NoroesteOnline.comNoroesteOnline.com ">

Pacientes do SUS viajam mais de 300 km para consultas e exames em meio a pandemia

19 de fevereiro de 2021

Os usuários do SUS em Ijuí que necessitam de exames ou consultas específicas com especialistas em determinadas áreas precisam viajar mais de 300 quilômetros para conseguir atendimento e ficar o dia todo em outra cidade em frente a hospital mesmo em meio a pandemia enquanto aguarda seu atendimento.

Os exames e consultas referente a oftalmologia por exemplo são realizados em Tenente Portela. Os pacientes saem de Ijuí em um microônibus da prefeitura ainda durante a madrugada, por volta das 4h para chegar ao destino no início da manhã. Passam o dia na cidade até que todos realizem suas consultas e exames, não há um local em Tenente Portela para que possam se abrigar durante todo o dia e muitos ficam numa praça próximo ao hospital, além disso, gastos com alimentação e outras necessidades fica por conta do paciente, que muitas vezes viaja com o dinheiro contado.

Ouro problema é quem trabalha precisa pedir o dia todo de dispensa para realizar uma simples consulta ou exame em função da viagem para outro município. Para Tenente Portela por exemplo, são mais de 300 quilômetros entre ida e volta e geral mente o retorno para Ijuí acontece já no final da tarde, chegando aqui no início da noite. Além disso, a viagem se torna um risco de contaminação aos pacientes devido a pandemia do Coronavírus.

A população pede ao poder público em especial a Secretaria de Saúde que possa reaver esse planejamento e colocar essa e outras especialidades em Ijuí, uma vez que o município é referencia na saúde regional e os pacientes de Ijuí estão tendo que se deslocara para outras cidades para buscar o atendimento pelo SUS.

Foto: Noroeste Online

 

Saia da zona de conforto: faça pós-graduação Unijuí

23 de fevereiro de 2021
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados