PDI: Seminário discutiu a conjuntura da educação superior comunitária – NoroesteOnline.com

PDI: Seminário discutiu a conjuntura da educação superior comunitária

19 de abril de 2019
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Dando sequência nas discussões para a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (2020-2024), a Unijuí realizou, na tarde desta quarta-feira, 17, Seminário para discutir a conjuntura da educação superior comunitária. Neste evento, debateram o tema o professor Evaldo Kuiava, Reitor da UCS, de Caxias do Sul e o professor Walter Frantz, da Unijuí, com a mediação da Reitora, professora Cátia Maria Nehring. O evento foi realizado no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum com a participação de gestores, professores, estudantes e técnicos-administrativos das Instituição.

A Reitora abriu o evento observando sobre os aspectos que permeiam as discussões do PDI. “Precisamos compreender a nossa história, nossa caminhada. Mas, também precisamos ter a autonomia de projetar o nosso futuro, tendo em vista as perspectivas do ensino, pesquisa, extensão, cultura, internacionalização e inovação”, salientou.

Na sequência o professor Evaldo Kuiava projetou cenários para a educação superior. Segundo ele, um dos grandes desafios é manter as estruturas das Universidades Comunitárias, de professores, pesquisas, laboratórios, sem depender apenas das mensalidades geradas no ensino. “Precisamos buscar diferenciais, encontrar caminhos. Considero importante desenvolver Parques de Ciência e Tecnologia e fazer com que as comunidades nos valorizem por isto. Com a inovação e a transferência de tecnologia, outras instituições não conseguem competir conosco, este é um diferencial das Universidades”, observou. O palestrante também falou sobre a gestão das IES Comunitárias e como este aspecto precisa ser melhorado, além de mostrar algumas iniciativas da UCS nos últimos anos.

O professor Walter Frantz fez uma reflexão sobre o papel da Universidade e, dentro desta perspectiva, apontou e conceituou o fazer de uma universidade comunitária e sua importância para o contexto em que se insere. “Como sustentar uma universidade sem deixar de ser uma universidade? Este é um grande desafio. Não somos estado, não somos empresa, somos comunidade, o projeto de um coletivo”, salientou. “Universidades comunitárias, tendo seu foco no público, com muito esforço geraram grandes investimentos em infraestrutura e qualificação de profissionais ao longo de décadas, construindo-se e se afirmando a serviço da educação em favor de suas comunidades e regiões”, complementou.

Após as duas exposições, o público debateu com os professores sobre os temas tratados no Seminário.

EAD UNIJUÍ

31 de julho de 2019
Copyrights 2018 ® - Todos os direitos reservados
Skip to content